Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba alimentos que podem não fazer tão bem ao organismo

Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisas sobre alimentos e informações sobre os benefícios que trazem à saúde são comuns, mas alguns dados não são aceitos por médicos. O jornal inglês Daily Mail listou alguns. Veja os motivos.

Supostamente muito saudáveis, iogurtes com cereais geralmente contém grandes quantidades de calorias
Supostamente muito saudáveis, iogurtes com cereais geralmente contém grandes quantidades de calorias
Foto: Getty Images

Veja a mistura de frutas e verduras nos sucos e suas funções

Margarina

O produto é apontado por muitos como parceiro no combate ao colesterol, mas o cardiologista-chefe do Fórum Nacional de Obesidade, Aseem Malhotra, na Inglaterra, afirma: "não como nenhuma margarina ou produto que diz baixar o colesterol e alerto meus pacientes para fazer o mesmo. São artificiais, feitos com itens que não podem fazer bem e não acredito que tragam benefício à saúde", disse ao jornal inglês.

Segundo o médico, ainda que reduzam o colesterol, não foi provado que ajudem a diminuir os riscos de ataques cardíacos. O especialista apontou que novas pesquisas têm reforçado a evidência de que a gordura saturada presente em produtos naturais derivados do leite podem até ajudar na boa saúde do coração, devido à presença de vitaminas e sais minerais.

Cenouras

Sim, elas fazem bem aos olhos, mas não mais do que qualquer outro vegetal. A afirmação é de Shamina Asif, membro do College of Optometrists, que aponta ainda que folhas verdes, como espinafre e couve, oferecem maiores quantidades de luteína e zeaxantina, que ajudam a manter a boa saúde macular.

Smoothies

As bebidas da moda, feitas à base de frutas, são melhores opções do que refrigerantes. Mas segundo a nutricionista inglesa Helen Bond, é preciso ficar atento às versões prontas ou aos ingredientes que serão usados. É fácil fazer uma bebida rica em calorias se adicionar leite integral, açúcar, chocolate, manteiga de amendoim, por exemplo. Os próprios açúcares naturais das frutas já devem ser levados em consideração e a transformação dos itens em suco também retira a quantidade de fibras.

Óleo de fígado de bacalhau

Os benefícios do óleo são contados há décadas, mas não existem evidências científicas, segundo a médica Christine Haseler, que atende em uma entidade assistencial de tratamento para artrite. Ela afirma que o mais eficiente no tratamento da osteoartrite é a prática de exercícios, que ajudam a reduzir a dor e a manter a mobilidade.

Iogurte com cereais

A especialista em dieta para a saúde do coração Victoria Taylor, da British Heart Fountation, ouvida pelo jornal inglês, afirma que iogurtes com cereais geralmente contém grandes quantidades de calorias, além de açúcar e gordura. Principalmente os cereais cobertos com chocolate e outros doces. A recomendação é a de consumir iogurtes com frutas ou nozes e derivados, sempre nas versões sem gordura, como os desnatados.

Frutas vermelhas

Apesar de estudos associarem o consumo de frutas vermelhas com a boa saúde do cérebro, o que reduziria riscos de demência, por exemplo, o médico Simon Ridley, chefe do Centro de Pesquisa de Alzheimer no Reino Unido, diz que é mais correto apostar no consumo de frutas em geral, do que apostar que porções de frutas vermelhas manteriam uma pessoa a salvo.

Segundo o médico, as pesquisas que associam os benefícios não deixaram claro a frequência ou a quantidade de frutas vermelhas consumidas.

Suco de laranja

Associado à saúde dos pulmões e do sistema respiratório, devido ao fornecimento de vitamina C, especialista afirma que não deve ser consumido por pessoas com fibrose cística, pois piora o problema. A versão processada do suco colabora para piorar o acúmulo de secreções nos pulmões.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade