PUBLICIDADE

Maçã em jejum todo dia emagrece? Veja os benefícios

A crença de que comer uma maçã em desjejum desintoxica o organismo tem suas falhas. Nutricionista explica os efeitos da fruta

19 dez 2023 - 08h00
(atualizado às 16h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem deseja emagrecer ou busca adotar um estilo de vida mais saudável sempre esbarra em uma fórmula mágica para desintoxicar ou perder peso. Uma delas, aliás, é a promessa de que comer uma maçã em jejum todos os dias irá salvar a dieta - mas as coisas podem não ser tão simples assim. 

Ao ingerir a fruta de estômago vazio, muitos acreditam que estarão extraindo de maneira mais eficiente os nutrientes da maçã, o que pode, inclusive, favorecer a perda de peso. Para esclarecer essa crença de uma vez por todas, a nutricionista Danielle Bayma, membro da Associação Brasileira de Nutrição Funcional (IBNF), revela quais os reais benefícios do alimento.

A maçã não é o segredo

"A maçã é um ótimo alimento por conter uma quantidade boa de fibra, vitaminas e minerais. Porém, o papel de desintoxicar nosso corpo não é responsabilidade da maçã (e nem de nenhum alimento). Nosso fígado faz isso por nós", destaca a especialista.

Isso significa que o que vai evitar a intoxicação do organismo é o bom funcionamento do fígado. Por isso, é fundamental manter bons hábitos alimentares em todas as refeições, e não apenas no desjejum. Ou seja, uma simples maçã ao acordar não é capaz de promover essa limpeza do corpo.

"Existe uma frase que ficou famosa na década de 1920: uma maçã por dia mantém o médico à distância. O que é verdade, porém, o consumo de outras frutas e vegetais também promoverão inúmeros benefícios. Ou seja, bons hábitos alimentares nos previnem de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade", reforça a nutricionista.

7 pratos para uma ceia saudável de Natal ou Ano Novo 7 pratos para uma ceia saudável de Natal ou Ano Novo

Cuidado com o desjejum

Além disso, Danielle lembra que todas as frutas, em geral, são fontes ricas em carboidratos, e esse não é o macronutriente mais indicado para o desjejum. Isso enfraquece ainda mais a tese de que comer uma maçã em jejum todos os dias é o segredo do bem-estar.

"O ideal é que bebamos água ao acordar para reidratar nosso organismo, apostar em uma estratégia anti-inflamatória e antioxidante (como o consumo de própolis, por exemplo) e depois apostar em fontes de proteínas e gorduras boas. Devemos despertar nosso organismo aos poucos, e a última a ser estimulada deve ser nossa insulina. Dessa forma garantimos, inclusive, um maior controle da nossa saciedade durante o dia", finaliza Danielle.

Veja a importância de tomar um bom café da manhã:

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade