Linhaça ou chia: qual é melhor para a saúde?
A linhaça e a chia conquistaram espaço nas dietas de quem busca uma alimentação mais saudável. As duas são ricas em fibras, gorduras boas e antioxidantes, e oferecem benefícios que vão desde o controle do colesterol até o equilíbrio hormonal. Mas, afinal, qual delas é melhor para a saúde?
"Depende do objetivo. A linhaça é mais indicada para quem busca equilíbrio hormonal, por conter mais lignanas. Já a chia tem maior poder de absorção de água, o que favorece a saciedade. As duas são excelentes fontes de nutrientes e podem ser alternadas na alimentação", recomenda Vanessa Giglio, nutricionista clínica funcional e nutrigenômica
.A linhaça é uma das fontes vegetais mais ricas em ômega-3 (ácido alfa-linolênico), gordura essencial com ação anti-inflamatória. Além disso, contém lignanas, compostos naturais que imitam o estrogênio e ajudam a equilibrar os hormônios, especialmente benéficos para mulheres durante a menopausa.
Já a chia é conhecida por sua alta capacidade de absorver água — quando hidratada, forma um gel rico em fibras solúveis que prolonga a sensação de saciedade e favorece o controle do apetite.
Rica em cálcio, magnésio e potássio, a chia também auxilia na saúde óssea e muscular, além de contribuir para o equilíbrio da pressão arterial.