PUBLICIDADE

Conheça três alimentos brasileiros com alto valor nutricional

De origem vegetal, pertencem ao grupo dos superalimentos, possuindo doses concentradas de componentes protetores e benféficos à saúde

27 mar 2024 - 17h00
(atualizado às 17h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Açai é considerado um superalimento
Açai é considerado um superalimento
Foto: iStock

Todo alimento natural - ou seja, aqueles que não passam pela industrialização, tornando-se processados ou ultraprocessados - é munido de propriedades que trazem benefícios à saúde de quem os consome em uma dieta equilibrada.

Entretanto, alguns se destacam por concentrar, sozinhos, doses elevadas de componentes químicos protetores, como proteínas, antioxidantes, vitaminas e minerais, e seu consumo regular está associado a prevenção e diminuição do risco de câncer, doenças cardiovasculares e outros distúrbios.

Os alimentos que têm essas propriedades se enquadram no grupo dos superalimentos, um termo que, embora ainda não seja oficial para especialistas, designa os itens que são majoritariamente de origem vegetal. Segundo a matéria 'Superalimentos existem? Veja 12 itens que já receberam o polêmico apelido', por Regina Célia Pereira, ao contrário do que muitos pensam, é fácil encontrá-los em solo brasileiro, já que muitos já fazem parte de uma alimentação comum. Abaixo, citamos três deles:

Açaí

A fruta amazônica que forma o conhecido creme de cor roxa concentra vitaminas, mas o que chama a atenção mesmo é a sua alta quantidade de antocianinas, que são pigmentos de ação antioxidante. Seu consumo é recomendado, mas sem os aditivos comumente misturados em certas regiões, como xarope de guaraná, açúcar, leite condensado, entre outros.

Acerola

Essa fruta tropical pequena e vermelha é capaz de reunir doses concentradíssimas de vitamina C, além apresentar compostos como potássio e fibras.

Ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis é uma PANC (Planta Alimentícia Não-Convencional) rica em proteína, sais mineras e vitaminas. Embora ainda não seja um alimento tão popular, tem-se observado uma tendência no seu consumo, tanto pelas propriedades quanto pela versatilidade e abundância.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade