Café com canela faz bem? Nutricionista responde
Combinar café com canela vai muito além de dar um sabor especial à bebida. O hábito tem ganhado espaço nas xícaras brasileiras por motivos que passam pelo bem-estar, pela digestão e até pelo metabolismo.
"O café com canela pode ser uma combinação interessante para algumas pessoas, principalmente pelo potencial antioxidante da canela e pela possibilidade de reduzir o uso de açúcar em bebidas do dia a dia", explica a nutricionista Ruth Egg.
A canela contribui com compostos que podem auxiliar no controle glicêmico e trazer uma sensação de sabor mais intenso e aromático, o que ajuda algumas pessoas a diminuírem a necessidade de adoçar o café.
"É importante esclarecer: canela não é substituto nutricional do açúcar, mas pode ser uma estratégia sensorial para quem está em processo de redução de açúcares adicionados. Para quem tolera bem café e canela, essa combinação pode ser inserida em uma rotina saudável, desde que não haja exageros, especialmente em pessoas com doenças hepáticas pré-existentes ou uso de determinados medicamentos, que devem discutir a quantidade adequada com o profissional de saúde", alerta.
Portanto, usar canela para reduzir ou retirar o açúcar pode ser um passo positivo, mas sempre dentro de um plano alimentar globalmente equilibrado e individualizado.