Beber durante as refeições dilata o estômago? Especialista responde
Beber líquidos enquanto se come é um hábito comum à mesa dos brasileiros. Um copo de suco, refrigerante ou mesmo água costuma acompanhar o prato do dia a dia. Mas será que esse costume faz mal à saúde e pode dilatar o estômago?
"Não. Essa é uma crença popular sem comprovação científica. Beber líquidos em pequenas quantidades durante as refeições não dilata o estômago, nem prejudica a digestão. O que pode acontecer é um leve desconforto se a ingestão for exagerada, especialmente de bebidas gaseificadas, que aumentam o volume abdominal momentaneamente", explica a nutricionista esportiva Ruth Egg.
O mais importante é manter uma boa hidratação ao longo do dia, e não apenas durante as refeições.
Quanto tempo após as refeições é indicado ingerir uma bebida?
Segundo a especialista, não é necessário esperar um tempo específico. "A recomendação é evitar grandes volumes de líquido imediatamente após comer, mas pequenas quantidades de água ou sucos naturais são bem-vindas", diz.
Para quem sente desconforto, o ideal é deixar um intervalo de 15 a 30 minutos entre a refeição e a ingestão de líquidos maiores. "O foco deve ser na hidratação constante, distribuída entre as refeições", conclui.