Veja dicas para cozinhar com segurança e longe das bactérias
A cozinha é um ambiente da casa onde grande parte das pessoas gasta bastante tempo. Mas o site Health.com avisa que, exatamente por este motivo, é preciso redobrar a atenção para a existência de bactérias no local. Segundo Laura Dellutri, autora do livro Speed Cleaning 101, a cozinha é o "lugar mais movimentado local de germes dentro da casa". Acompanhe as dicas da autora e cozinhe com segurança, garantindo a saúde de toda a família.
Bancadas
O problema: você assa um bolo e derrama um pouco da massa com ovo cru na bancada, e não limpa adequadamente. Mais tarde, você vai preparar um sanduíche no mesmo local.
A solução: use um desinfetante em spray depois de preparar qualquer tipo de comida, para matar as bactérias. Para exterminar mesmo toda a sujeira, dê preferência aos produtos que prometem, nos rótulos, acabar com 99,9% dos germes.
Filtro de torneira
O problema: você lava o pano de prato sujo no filtro, quando está enxaguando ele ou, pior, deixa que resquícios de comida espirrem nele. As bactérias podem se desenvolver neste ambiente.
A solução: tire o filtro e deixe-o mergulhado em vinagre branco, durante uma noite inteira, uma vez por semana.
Tábua
O problema: a tábua, também conhecida como "tábua de carne", é usada como base para se cortar absolutamente tudo dentro da cozinha: de legumes à carnes.
A solução: logo após o uso, lave a peça com sabão e água quente. Pulverize a tábua com uma mistura de uma colher de chá de água sanitária, para 16 litros de água. Em seguida, enxague com água quente.
As tábuas mais "limpas" são as de plástico ou vidro, porque não são porosas e, por isso, são mais resistentes aos germes. Se você prefere as de madeira, escolha as que são feitas com um composto antimicróbios. Além disso, independente do material, jogue fora sua tábua se estiver muito machucada com marcas de faca - lugares perfeitos para a proliferação de bactérias.
Pano de prato
O problema: você enxágua pedaços de frango e limpa as mãos no pano, antes de voltar a cozinhar. Cuidado: a salmonela pode te pegar.
A solução: durante o preparo de carne crua, use toalhas de papel e jogue-as fora. E lave suas mãos imediatamente, com sabão, depois do manuseio.
Porta-facas
O problema: você usa uma faca para limpar um pedaço de peixe, enxágua o utensílio e guarda no suporte. Este hábito pode estimular o aparecimento de mofo, que costuma aparecer em um prazo de 24 a 48 horas.
A solução: esfregue suas facas com detergente e água quente, então limpe-as completamente com um pano seco, antes de guardá-las no suporte. Melhor do que isso: mantenha suas facas em uma gaveta.
Pia
O problema: todas as coisas são lavadas na pia, deixando muitas bactérias.
A solução: desinfete o local com alvejante e água logo depois de cozinhar alimentos crus como ovos, carnes e aves.
Esponja
O problema: você usa a mesma esponja para limpar absolutamente tudo e, depois, acaba a colocando no mesmo lugar, geralmente na borda da pia.
A solução: adquira o hábito de limpar as esponjas deixando-as de molho em uma tigela com água e uma colher de chá de água sanitária. Uma outra dica é colocar a esponja suja no microondas, dentro de uma tigela, coberta com água, e deixar por três minutos. Observação: não faça isso com esponjas que tem um dos lados em metal.
Sobras
O problema: enquanto você está ocupada limpando a cozinha, as sobras estão expostas por todos os lados.
A solução: guarde as sobras na geladeira o quanto antes. Se elas estiverem mornas, retire a tampa para esfriar mais rápido.