PUBLICIDADE

Aprenda a preparar a galinhada de Alex Atala

30 abr 2013 - 11h52
(atualizado às 12h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O preparo da galinhada deve começar um dia antes do consumo</p>
O preparo da galinhada deve começar um dia antes do consumo
Foto: Divulgação

A lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, divulgada pela revista inglesa Restaurant, colocou o restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, na 6ª posição, nesta segunda-feira (29). Editores gastronômicos e chefs já esperavam destaque entre os 10 mais para o restaurante localizado nos Jardins, que ficou em 4º lugar em 2012. Até mesmo o dono do Noma, campeão por três anos consecutivos, René Redzepi, havia cogitado o restaurante de Atala como vencedor.   

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Na semana retrasada, o chef foi eleito uma das 100 pesoas mais influentes do mundo pela revista Time. A galinhada de Atala começou a ser servida no D.O.M. para funcionários, ganhou fama e entrou no cardápio do restaurante Dalva e Dito, também pertencente ao chef. Aos sábados, da meia noite às 3h, os clientes podem saborear galinha marinada, arroz com pequi, pirão, farofa e quiabo servidos no buffet do estabelecimento.

Veja a seguir os ingredientes e modo de preparo da galinha de Alex Atala; a receita tem rendimento de quatro porções.

Ingredientes para a galinha

1 galinha caipira

5 dentes de alho

2 cebolas médias

4 tomates

1 pimenta-de-cheiro

50 g de salsinha

10 folhas de hortelã

50 g de manjericão

100 g de coentro

1 folha de louro

50 g de colorau

Sal

Pimenta

Óleo de canola

Modo de preparo

Corte a galinha em pedaços pequenos e pique os temperos. Misture os pedaços da galinha aos temperos e deixe marinando por 24 horas. Numa panela grande com fundo grosso, refogue a galinha e cubra com água. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente três horas. Se preciso, complete a panela com um pouco de água.

<p>Para acompanhar, prepare pirão, arroz com pequi, farofa e quiabo</p>
Para acompanhar, prepare pirão, arroz com pequi, farofa e quiabo
Foto: Divulgação

Ingredientes para o pirão

70 g de farinha de mandioca

400 ml do caldo do cozimento da galinha

Modo de preparo

Reserve 400 ml do caldo do cozimento da galinha e misture com 70 g de farinha de mandioca. Cozinhe até engrossar.

Ingredientes para o arroz com pequi

250 g de arroz

500 ml de água

1 cebola pequena picada

1 cebola pequena cortada meia lua

25 ml de óleo de pequi

Óleo de canola

Sal

Modo de preparo

Em uma panela, refogue a cebola com um pouco de óleo. Coloque o arroz e acrescente a água pré-aquecida. Mexa e acerte o sal. Cozinhe com a panela tampada em fogo brando por aproximadamente 20 minutos ou até que esteja macio. Reserve. Em uma panela, coloque o óleo de pequi e refogue a cebola. Acrescente o arroz cozido e misture bem.

Ingredientes para o quiabo

500 g de quiabo

1 cebola pequena picada

100 ml do caldo do cozimento da galinha

Óleo de canola

Sal

Pimenta

Modo de preparo

Lave o quiabo, corte as pontas e depois ao meio. Em uma panela, refogue a cebola com um pouco de óleo, acrescente o quiabo e salteie. Acrescente o caldo da galinha e cozinhe até que o quiabo esteja macio, acerte o sal e pimenta.

Ingredientes para a farofa

150 g de farinha de mandioca grossa

150 g de farinha de milho

2 cebolas cortadas meia lua

4 ovos cozidos picados

100 g de azeitona preta picada

200 g de manteiga

Modo de preparo

Em uma frigideira, coloque a manteiga e refogue a cebola. Acrescente as farinhas e misture. Adicione os ovos, as azeitonas e acerte o sal. Depois é só servir.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe2.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe2.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade