PUBLICIDADE

Aprenda a fazer a torta de castanha do D.O.M., de Alex Atala

1 mai 2013 13h17
| atualizado às 13h17
ver comentários
Publicidade
Receita é feita em três etapas
Receita é feita em três etapas
Foto: Cassio Vasconcellos / Divulgação

O D.O.M., de Alex Atala, ficou com o 6º lugar entre os 50 melhores restaurantes do mundo, segundo a revista Restaurant, que divulgou a lista na última segunda-feira (29). Mas isso não impede você de aprender a preparar a torta de castanha-do-Pará com sorvete de uísque, curry e chocolate, que é servida no restaurante de Atala. A receita rende 15 bolinhos individuais.

Ingredientes para a torta
6 ovos
450 g de açucar
250 g de castanha-do-Pará
3 colheres de sopa de farinha de rosca
10 g de curry de boa qualidade
Óleo de pimenta cumari
Brotos de rúcula

Modo de preparo
Bata o açucar e as gemas até ficaram esbranquiçadas. Rale a castanha e reserve. Em seguida, bata as claras e reserve. Incorpore a castanha à mistura, adicione as claras em neve e por último a farinha de rosca. Em uma forma de silicone, asse em forno a 170Cº por 13 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Por fim, com uma peneira, polvilhe curry por cima.

 

Ingredientes para o sorvete de uísque (rendimento 1,5 litros)
500 ml de creme de leite
500 ml de leite
12 gemas peneiradas
200 g de açúcar
200 ml de uísque de boa qualidade

Modo de preparo
Bata as gemas com o  açúcar até esbranquiçar. Ferva o leite e o creme de leite. Adicione o creme e o leite às gemas batidas mexendo sempre. Volte ao fogo e deixe cozinhar sem ferver até ficar levemente cremoso. Retire do fogo, passe por uma peneira e adicione o uísque. Resfrie e leve para uma máquina de sorvete.

Ingredientes para a calda de chocolate
250 g de chocolate Valrhona Manjari 64%
250 ml de água
75 g de açúcar
75 g de manteiga pomada

Modo de preparo
Pique o chocolate e reserve. Aqueça a água e dissolva o açucar. Adicione o chocolate picado aos poucos e misture bem até que esteja completamente incorporado. Deixe reduzindo em fogo brando, sem ferver, até que reste a metade. Retire do fogo. Quando estiver em temperatura ambiente adicione a manteiga e misture bem.

Montagem
Cubra o fundo do prato com a calda de chocolate, coloque o bolo por cima da calda, uma camada do sorvete em cima do bolo. Finalize com curry polvilhado, sal maldon e brotos de rúcula e uma gota de óleo de pimenta.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade