PUBLICIDADE

Entenda como funciona o 'Oscar' dos restaurantes

Os resultados da pesquisa de 2013 serão apresentados nesta segunda-feira (29), em Londres, com transmissão ao vivo pelo Terra

26 abr 2013 13h10
| atualizado às 13h11
ver comentários
Publicidade

Qual o melhor restaurante em que você comeu nos últimos 18 meses? Essa é a pergunta feita para 936 especialistas que formam a Academia dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo e as respostas dadas pelos integrantes deste grupo são organizadas pela revista inglesa Restaurant. Os resultados da pesquisa de 2013 serão apresentados nesta segunda-feira (29), em Londres, capital do Reino Unido, durante jantar de premiação.

O dinamarquês Noma, do chef René Redzepi, ocupa o topo da lista há três anos. Mas, desta vez, um dos favoritos para assumir o posto é o paulistano D.O.M, do brasileiro Alex Atala, 4º colocado em 2012. Na teoria, porém, qualquer restaurante do mundo pode entrar no ranking dos 50 melhores do mundo.

<a data-cke-saved-href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm" href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm">veja o infográfico</a>

A premiação não está baseada em critérios técnicos, nem conta com requisitos mínimos para selecionar os estabelecimentos que podem ser escolhidos pelos eleitores. Ou seja, se um restaurante de bairro, por exemplo, conseguir inovar em um menu extraordinariamente inventivo, ele estará, em tese, competindo em pé de igualdade com o D.O.M, eleito melhor restaurante da América do Sul, ou com o Dinner, do chef Heston Blumenthal, que ficou com a primeira posição entre os ingleses.

“Acreditamos que esse é um dos pontos fortes da lista – o fato de que restaurantes de qualquer estilo podem entrar na seleção, desde templos da gastronomia até estabelecimentos de comida casual de rua”, afirmou o editor-chefe da revista Restaurant, William Drew, em entrevista ao Terra. Existem, contudo, algumas regras básicas para garantir que a eleição seja equilibrada. No total, a premiação conta com nove categorias, entre elas ‘Melhor chef mulher’ e ‘Prêmio pelo conjunto da obra’. Tudo definido com base na votação mundial organizada pela publicação inglesa.

 

Academia
A Academia dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo é formada por 936 especialistas da gastronomia, que inclui chefs, jornalistas, críticos e restauranters. Os eleitores são divididos em 26 painéis regionais ao redor do planeta. Cada grupo tem um presidente responsável por escolher outros 35 integrantes. O Brasil é o único país das Américas que possui um painel exclusivo, além dos EUA, que estão divididos em três, incluindo o Canadá em um deles. Josimar Melo, crítico do jornal Folha de S. Paulo, é o presidente brasileiro.

Votação    
No total, são 6.552 votos. Cada integrante da academia deve indicar sete melhores restaurantes, em ordem de preferência para critérios de desempate. Para garantir a rotatividade das escolhas, ao menos 10 integrantes de cada painel devem ser trocados anualmente.

Regras
As restrições para os eleitores são as menores possíveis. Exige-se apenas que eles tenham visitado os restaurantes escolhidos entre 31 de maio de 2011 e 31 de outubro 2012. Além disso, ao menos três dos sete votos precisam ser para restaurantes fora da área do jurado. Também não é permitido votar no restaurante que o jurado seja proprietário ou tenha relações comerciais. As indicações devem ser feitas para o estabelecimento, e não para o chef. Funcionários da revista organizadora e dos patrocinadores não podem participar da escolha.

Categorias
A premiação, que será realizada em Londres na próxima segunda-feira (29), inclui nove categorias. A maior parte delas utiliza os mesmos dados obtidos com a votação geral para definir os vencedores, como o ‘melhor estreante’ e a ‘a maior ascensão’, por exemplo. O Prêmio Restaurante Sustentável estreia neste ano para homenagear, entre os 50 Melhores, o que reflita maior preocupação ambiental e social. Mas a grande expectativa é para o anúncio dos 50 primeiros colocados da lista, que conta com 100 escolhidos.  

Homenagens
Outras duas categorias de destaque são ‘Melhor chef mulher do mundo’ e ‘Prêmio pelo conjunto da obra’. Os nomes dos escolhidos já foram anunciados com antecedência. A italiana Nadia Santini, chef do Dal Pescatore, foi a eleita deste ano.  Em 1996, Santini se tornou a primeira mulher de seu país a receber três estrelas do conceituado guia Michelin. O restaurante, em uma vila próxima a região de Cremona, no norte da Itália, combina cozinha regional com influências contemporâneas.

No ‘conjunto da obra’, o eleito de 2013 foi o francês naturalizado monegasco Alain Ducasse. O chef, que tem mais de 30 anos de carreira, foi eleito “não apenas pelo sucesso pessoal, mas também pela influência que exerce nos outros chefs que formam a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo”, disseram os organizadores do prêmio. 

Anúncio dos 50 melhores
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmitirá ao vivo o anúncio dos 50 melhores restaurantes do mundo na próxima segunda-feira (29), a partir das 16h, direto do Guildhall, em Londres, na Inglaterra. A transmissão estará disponível inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas.

No ranking de 2012, o restaurante D.O.M., de Alex Atala, ficou com o 4º. lugar no ranking mundial. Mais dois brasileiros foram mencionados não entre os 50, mas entre os 100 melhores restaurantes do mundo. O restaurante Maní, da chef Helena Rizzo, em São Paulo, ficou com a 51ª posição, e o Roberta Sudbrack, da chef de mesmo nome, no Rio de Janeiro, pegou a 71ª posição.

O ranking 'The World's 50 Best Restaurants', organizado pela revista Restaurant, elege os 50 melhores restaurantes do mundo, escolhidos por 936 jurados especializados. A transmissão do 'The World's 50 Best Restaurants' é um oferecimento da FineDiningLovers.com, com patrocínio de S. Pellegino e Acqua Panna. 

<a data-cke-saved-href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm" href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade