PUBLICIDADE

Espaguete com molho de anchovas e tomates

Essa receita de espaguete com molho de anchovas e tomates frescos não é uma receita italiana com todos os pingos nos iis.…

23 ago 2021 18h00
| atualizado em 24/9/2021 às 11h12
ver comentários
Publicidade

Essa receita de espaguete com molho de anchovas e tomates frescos não é uma receita italiana com todos os pingos nos iis. Mas, é deliciosa e muito rápida, em meia hora está na mesa. A minha recomendação é servi-la em porções individuais, direto da cozinha. Polvilhe cada porção do espaguete com molho de anchovas e tomates com folhinhas de majericão fresco para aumentar ainda mais o seu sabor.

Espaguete com molho de anchova e tomate
Espaguete com molho de anchova e tomate
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

O segredo do sabor desse molho é a sua simplicidade. O molho começa com uma mistura de anchovas em conserva com azeite e alho, ao qual acrescenta-se tomates picados bem frescos. Porque  as anchovas são conservadas em uma mistura de sal e óleo não é preciso acrescentar sal ao molho.

Mas, aquela conserva que compramos com filés de peixe bem pequenos, e bem salgados, que nós chamamos de anchovas, na verdade é o nome dado ao método com o que os filés de sardinha são tratados para se fazer a conserva sem a sua pele e as espinhas. O nome correto é sardinha anchovada.

E, qual a diferença entre as anchovas (verdadeiras) e as sardinhas em lata? Embora processadas industrialmente de modo semelhante, são duas espécies de peixes diferentes.  A espécie é diferente e o seu formato também. Além do mais as sardinhas podem ser pescadas no mundo inteiro. Enquanto as anchovas são peixes pequenos e esguios, típicos do Mar Mediterrâneo.

Por aqui, elas são fáceis de ser encontradas em vidros pequenos conservadas com bastante sal.  Quando as anchovas são vendidas em conserva, em latas pequenas, elas são consideradas uma iguaria. Portanto, não devem ser desperdiçadas em um molho ou na pizza. Coma-as direto da lata com um pedaço de pão e uma taça de vinho. Aliás, a mesma indicação também vale para as sardinhas em lata.

Receita

Porções: 4 porções

Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes:

  • 5 filés de anchova
  • 1 colher de chá de grãos de pimentas misturadas - branca, preta e rosa
  • 1 dente de alho sem o broto
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 xícara de tomates bem maduros descascados e cortados em quadradinhos
  • 1 xícara de água do cozimento do macarrão
  • 420 g de macarrão - 105 g por pessoa para não sobrar nada
  • 16 folhas de manjericão fresco picado

Instruções:

  • Algumas observações sobre esse prato: não acrescente sal na água do macarrão e no molho porque as anchovas são conservadas no sal. O que já é sufuciente para dar sabor ao prato. Os filés enchovas são vendidos em pequenos vidros ou em latas.
  • A receita tradicional é feita com espagute, mas não tiver espaguetes em casa utilize talharim, que também é um tipo de massa longo e chatinho.
  • Descasque o alho e corte o dente ao meio, retire o broto do seu interior para o sabor ficar mais suave.
  • Aqueça a água para o macarrão. Lave os filés de anchova para retirar o excesso de sal. E amasse-os em um pilão junto com os grãos de pimenta e o dente de alho descascado até o alho e os filés de anchova virarem um pasta. Você também pode utilizar um mini processador de alimentos ou um mizer portátil. Dissolva o conteúdo do pilão (ou do mini processador) com duas colheres da água quente onde o espaguete vai cozinhar.
  • Prepare o molho enquanto a água para o espaguete esquenta. Assim que a água ferver, acrescente o espaguete e cozinhe-o quase até estar quase al dente. Deve ficar um pouco mais duro do que o ponto firme que deve ir para a mesa. Isso é bem importante porque o macarrão vai terminar de cozinhar no molho. Polvilhe com um pouco dpo majericão fresco e sirva.
  • Para fazer o molho, primeiro descasque os tomates, retire as sementes, e corte-os em quadradinhos. Aqueça o molho de anchovas no fogo médio em uma panela com o azeite. Acrescente os tomates, e misture tudo com uma ou duas conchas da água do macarrão. Abaixe o fogo. E comece a juntar o espaguete aos poucos. O macarrão não precisa ser escorrido porque vai direto para a panela com o molho.
  • Finalize o prato: acrescente o macarrão ao poucos na panela com o molho, mexendo sem parar para todos os fios ficarem cobertos com o molho.  Se precisar acrescente mais meia concha de água a cada vez.  Está pronto assim que macarrão ficar al dente e se formar uma camada de molho em volta de cada fio.

Notas

Boa maneira de acabar com as sobrinhas de legumes da geladeira, essa receita de macarrão com molho de anchovas pode ser enriquecida com sobras e cenouras ou de abobrinhas refogadinhas. Nem preciso dizer que com os legumes e o tomate picadinho essa não é mais a receita italiana original. A receita original tem dois ingredientes apenas - o macarrão e as anchovas amassadas no azeite de oliva.

Cozinha da Marcia
Publicidade
Publicidade