0

Daniel Redondo ensina a fazer arroz de bacalhau para o Natal

17 dez 2013
13h20
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Foto: Divulgação

O espanhol Daniel Redondo já trabalhou no melhor restaurante do mundo, El Celler de Can Roca, de acordo com a revista Restaurants. No Brasil, Redondo ganha cada vez mais notoriedade ao lado de sua mulher Helena Rizzo na cozinha do Maní, eleito o quinto melhor restaurante da América Latina. É ele quem assina a receita de arroz de bacalhau a seguir.

Receita de arroz de bacalhau 

Para o sofrito (refogado espanhol)
Ingredientes
1 cebola
1 pimentão verde pequeno
1 pimentão vermelho pequeno
2 dentes de alho
1 tomate
10 g de páprica picante
azeite de oliva monovarietal 


Modo de preparo
Pique a cebola, os pimentões e o alho em cubos pequenos. Rale o tomate em um ralador, com pele e sementes. Leve uma panela ao fogo baixo com o azeite de oliva e coloque a cebola e o alho. Deixe cozinhar lentamente, e quando a cebola e o alho estiverem dourados, adicione os pimentões e o tomate ralado. Cozinhe por 10 minutos, retire do fogo e reserve.

Para o caldo de bacalhau
Ingredientes
1 l de água
1 cebola
1 alho-poró
1 cenoura
4 dentes de alho
100 g de espinhas de bacalhau

Modo de preparo
Corte todas as verduras e os legumes em pedaços grandes, com em média 2 cm de largura. Leve uma panela com a água ao fogo e acrescente os ingredientes cortados e as espinhas de bacalhau. Cozinhe por uma hora, retire do fogo e reserve.

Para o bacalhau
Ingredientes
4 postas de bacalhau dessalgado de 100 g cada
200 g de azeite de oliva monovarietal 
1 folha de louro

Modo de preparo
Coloque o azeite de oliva em uma frigideira funda e mergulhe as postas de bacalhau. Cozinhe lentamente em fogo baixo até que esteja cozido (verifique o ponto com um garfo). Retire do fogo e reserve o bacalhau dentro do azeite.

Para o azeite de pinoles
Ingredientes
50 g de pinoles
50 g de azeite de oliva monovarietal 
1 maço pequeno de cebolinha

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 140 °C. Pique a cebolinha em pedaços pequenos. Coloque os pinoles em uma assadeira e leve para assar por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Corte os pinoles pela metade, coloque em um pote e misture com o azeite e a cebolinha. Reserve.

Para o arroz
Ingredientes
400 g de arroz
azeite de oliva monovarietal
sal
sofrito (preparo anterior)
caldo de bacalhau (preparo anterior)

Modo de preparo
Leve uma panela ao fogo com um fio de azeite e acrescente o arroz. Mexa por 2 minutos e acrescente uma pitada de sal, o sofrito e o caldo de bacalhau. Cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo e deixe o arroz descansar para soltar os grãos.

Montagem do prato
Em um prato fundo, coloque primeiro o arroz e por cima uma posta de bacalhau. Finalize com o azeite de pinoles. Sirva em seguida.

Veja também:

Já pensou em um drinque para a noite de Natal ou Reveillon?
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade