PUBLICIDADE

Transforme o sono do seu bebê! Tenha uma rotina saudável!

Transforme o sono do seu bebê! Tenha uma rotina saudável para que seu pequeno durma melhor e não ocorra nenhum tipo de problema!

21 dez 2023 - 21h02
Compartilhar
Exibir comentários

Não é segredo que o nascimento de recém-nascidos demanda um grande cuidado e atenção. Entre tantas preocupações, uma que destaca-se bastante é o sono dos pequenos. Muitos bebês podem enfrentar desafios para dormir e acabam acordando frequentemente ao longo da noite. Sendo assim, muitos pais e responsáveis se perguntam: como melhorar o sono do bebê?

Transforme o sono do seu bebê! Tenha uma rotina saudável para que seu pequeno durma melhor e não ocorra nenhum tipo de problema!
Transforme o sono do seu bebê! Tenha uma rotina saudável para que seu pequeno durma melhor e não ocorra nenhum tipo de problema!
Foto: Divulgação/Pinterest / Bebe.com

É natural para a maioria das crianças acordar com frequência, seja para mamar, trocar as fraldas ou devido a outras necessidades fisiológicas. Todavia, é possível adaptar o bebê a uma nova rotina, com a ajuda de algumas práticas simples que abordaremos a seguir. Vamos entender melhor como melhorar o sono do bebê?

Quanto tempo os bebês precisam de sono?

É essencial começar compreendendo o tempo de sono que um bebê necessita para desenvolver-se de maneira saudável. O sono do bebê varia conforme a idade, e é caracterizado por períodos de sonecas intercalados com momentos em que está acordado, conhecidos como "janela de sono". Essas janelas de sono diminuem progressivamente com a idade do bebê. Por exemplo, um recém-nascido tem uma janela de até 40 minutos, enquanto uma criança de quatro anos pode ficar acordada de 6 a 12 horas por dia.

Como instaurar uma rotina saudável de sono?

O estabelecimento de uma rotina de sono é o primeiro passo importante para melhorar o sono do bebê. Essa rotina pode incluir horários fixos para a criança dormir, bem como atividades relaxantes como massagens ou banhos mornos. No entanto, é fundamental respeitar o comportamento do bebê e não forçá-lo a dormir se não quiser. Este respeito pela individualidade da criança contribui para estabelecer uma rotina agradável para todos os envolvidos.

Outro ponto-chave para uma boa noite de sono é a escolha de um ambiente confortável e tranquilo para o bebê. Sons suaves, como canções de ninar, e um controle adequado da temperatura do ambiente, podem ajudar o bebê a relaxar e adormecer. Além disso, é essencial diferenciar o ambiente diurno do noturno para a criança, ajudando-a a entender melhor a própria rotina.

Quais outros cuidados devem ser tomados?

Preste atenção aos sinais que o bebê dá quando está com sono, como bocejos, coçar os olhos ou encostar a cabeça em quem o está segurando. Além disso, o ambiente para o sono do bebê deve ser calmo, com pouca luz e ruídos mínimos. Uma massagem com hidratantes, também conhecida como shantala, pode ser muito útil para o relaxamento do bebê antes do sono.

Agora que você já tem em mãos dicas valiosas de como melhorar o sono do bebê, que tal colocá-las em prática aos poucos e observar a evolução do sono da sua criança? E lembre-se: o respeito ao ritmo e individualidade do seu bebê é sempre fundamental para uma rotina mais tranquila e saudável!

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade