PUBLICIDADE

8 livros com clima de Dia das Bruxas para ler sem medo para as crianças

Reunimos uma leva de histórias ilustradas e divertidas, que trazem bruxas, fantasmas, monstros e companhia para ler com e para os pequenos neste Halloween.

16 out 2021 - 10h05
Compartilhar
Exibir comentários

Não é só de doces, travessuras e fantasias divertidas que o Dia das Bruxas das crianças precisa ser feito, embora os pequenos gostem bastante dessa combinação.

livros-halloween
livros-halloween
Foto: Victoria Daud/Bebê.com.br / Bebe.com

Com o Halloween cada vez mais presente no Brasil, seja por conta das festinhas escolares, seja pela influência de filmes e desenhos com o tema, histórias que envolvem bruxas, monstros, fantasmas e companhia também vêm marcando forte presença na literatura infantil, com opções para faixas etárias diversas.

Para que você não apenas entre no clima da celebração ao lado dos filhos, mas também os incentive a tomar gosto pela leitura de maneira geral, selecionamos 8 livros infantis ilustrados e na temática horripilante (mas sem render pesadelos) de Dia das Bruxas.

1. Os monstros mais medrosos do mundo - Paula Browne

Recomendado para crianças com idade entre 6 e 8 anos, este livro ilustrado da autora carioca Paula Browne traz como protagonista o monstrinho Ugo Pedregulho, que apesar de ser um monstro - e, logo, assustar as pessoas - também possui seus próprios medos e receios.

Ao longo da história, porém, percebe-se que Ugo não é o único monstro medroso da cidade: os demais monstrinhos que vivem por lá também têm muito medo, inclusive uns dos outros. A solução, então, é conhecê-los e respeitá-los, apesar das diferenças, o que acaba se transformando em uma linda amizade.

2. Bruxa, bruxa venha à minha festa - Arden Druce

Com ilustrações ricas em detalhes e uma história simples, cíclica e recomendada para crianças que estão começando a se aventurar na leitura (especialmente entre 3 e 5 anos), 'Bruxa, bruxa venha à minha festa', da autora Arden Druce, se tornou um clássico da literatura infantil.

Cheio de personagens fantásticos, que ao longo das páginas são apresentados para os pequenos, o livro é ritmado e bastante fácil de ler no modo jogral: a criança lê um pedaço e os pais, outro.

3. Snoopy - Charlie Brown e a grande abóbora de Halloween - Charles M. Schulz

Pais e cuidadores que eram fãs das travessuras de Snoopy e Charlie Brown podem aproveitar as comemorações de Halloween para revisitar o desenho através da história ilustrada - e temática - 'Snoopy - Charlie Brown e a grande abóbora de Halloween'.

Feito para crianças de 4 a 8 anos, o livrinho é leve, divertido e acompanha os principais personagens da turminha em uma aventura de Dia das bruxas cheia de bom humor.

4. Pluft, o fantasminha - Maria Clara Machado

Originalmente escrito como peça de teatro, 'Pluft, o fantasminha' ganhou fama e notoriedade entre crianças e adultos, o que fez com que a autora, Maria Clara Machado, também transformasse a história em prosa.

No livro ilustrado, o protagonista Pluft, um fantasma bastante tímido e medroso, vê sua vida mudar ao conhecer a garotinha Maribel, de quem se torna um grande amigo. Apesar de um pouco mais extensa em comparação a outros livros infantis, a narrativa é capaz de prender a atenção dos pequenos do começo ao fim.

5. Era Uma Vez Uma Bruxa - Lia Zatz

Este livro da autora Lia Zatz é bastante criativo e divertido para crianças, já que é escrito em forma de carta enigmática.

Trazendo como protagonista a bruxinha Meleca, que decide se mudar para a cidade grande por estar cansada de sua vida na floresta, a história cheia de aventuras substitui palavras por desenhos, e é capaz de transformar a hora da leitura em uma verdadeira brincadeira de Dia das Bruxas.

6. Vampiro: Uma tenebrosa noite de sustos, doces e travessuras - André Vianco

Parte da série de livros infantis 'Meus Queridos Monstrinhos', de André Vianco, esta história traz novamente os protagonistas da coleção Pedro e Bia, que desta vez precisam ajudar Eric, um vampiro simpático que está com dor de dente, a chegar ao dentista são e salvo.

Ilustrado e perfeito para crianças que já têm mais domínio da leitura, o volume desmistifica o estereótipo dos vampiros como criaturas ruins, e à medida que coloca os pequenos no clima do Halloween, os ajuda a respeitar as diferenças.

7. Bruxa Jezibaba e a menina bordadeira - Fábio Sombra

Escrito em forma de cordel, uma das técnicas mais criativas da literatura brasileira, neste livro o autor Fábio Sombra conta a história da bruxa Jezibaba junto de sua coruja, cujo maior desejo era de ter múltiplas cores.

Engraçado, ritmado e cheio de ilustrações interessantes, a narrativa é ideal para crianças de 8 a 11 anos, e adapta um dos principais personagens do Dia das Bruxas para a realidade nacional.

8. Carona na vassoura - Julia Donaldson

Bem avaliado por pais de crianças pequenas, seja pela estética, seja pela escrita, o livro 'Carona na Vassoura', que mescla os versos da autora Julia Donaldson com os desenhos coloridos de Axel Scheffler, é recomendado para crianças com idade entre os 3 e 6 anos.

Cheia de rimas, a história fala sobre uma bruxinha que, ao voar livremente em sua vassoura, vai perdendo seus pertences ao longo do percurso - mas conta com a ajuda de grandes amigos no meio do caminho.

*Os livros foram selecionados pela nossa redação em outubro de 2021, com preços sujeitos a alteração. Nós podemos receber uma comissão por compras realizadas na Amazon.

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade