PUBLICIDADE

8 bons livros para ensinar às crianças sobre o valor das amizades

Leituras fáceis e pensadas para que o público infantil compreenda, celebre e valorize as semelhanças e diferenças presentes nas amizades verdadeiras.

4 set 2021 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

Não é só nos clássicos filmes infantis que as mais diferentes histórias sobre amizades são retratadas e celebradas. A literatura, além de ser uma ótima ferramenta para conversar com os pequenos sobre temas como luto, medos e emoções e todas as formas de amor, conta também com inúmeras opções de historinhas especialmente pensadas para que os pequenos valorizem desde cedo a convivência com um bom amiguinho ou amiguinha - e, quem sabe, os conservem até o fim da vida.

livros-amizade
livros-amizade
Foto: Victoria Daud/Bebê.com.br / Bebe.com

Entre narrativas sobre bullying infantil, opostos que se complementam, autoidentificação e empatia, fizemos uma curadoria com oito livros mais legais do momento quando o assunto é a celebração das amizades.

Ah! As sugestões, prontas para compra*, envolvem faixas etárias, propostas e linguagem diversas, seja para contar histórias ao seu filho que ainda não sabe ler, seja para ajudá-lo a decifrar as primeiras frases e enredos. Boa leitura!

1. A fabulosa máquina de amigos - Nick Bland

Para crianças com idade entre cinco e oito anos, 'A Fabulosa Máquina de Amigos' foi publicado pela primeira vez em 2018 e, por conta disso, é uma história sobre amizade bastante atual que fala, entre outras coisas, sobre as relações formadas na era das redes sociais.

O livro mostra Pipoca, uma galinha simpática que adora contar histórias e, em um belo dia, se depara com um misterioso retângulo iluminado, que a leva a um universo tecnológico cheio de novos amigos - embora os da vida real sejam ainda mais importantes.

2. Uma amizade (im)possível - Lilia Moritz Schwarcz

Ótimo para ensinar a crianças de 6 a 8 anos sobre o respeito às diferenças, sejam elas culturais, sociais ou identitárias, este livro fala sobre o encontro entre os personagens Pedro e Aukê, o primeiro um garoto português curioso sobre a Terra de Santa Cruz, e o segundo um menininho indígena tupinambá que vive por lá.

Ambientada na época do "descobrimento" do Brasil e, logo, cheia de referências ao início da história brasileira, a narrativa é capaz de mostrar que os meninos, apesar de bastante distintos em suas vivências e características físicas, têm muito em comum - e exatamente por isso são capazes de desenvolver uma poderosa amizade.

3. Pedro e Tina - Stephen Michael King

Mais uma história infantil que funciona como uma celebração às diferenças, 'Pedro e Tina' é sobre os dois personagens que dão nome ao livro, um garotinho e uma garotinha que têm personalidades nada parecidas, mas que, no fim das contas, são complementares.

Enquanto Pedro faz tudo "torto", Tina é impecável nas ações; enquanto Pedro rabisca, Tina traça linhas retas; enquanto Pedro se molha, Tina abre o guarda-chuva... Ilustrado com desenhos delicados e de cores vivas, o livro para pequenos entre três e cinco anos ensina sobre respeito, sobre saber dividir e sobre o quanto a vida é mais bonita quando compartilhada.

4. Bruno & João - Jean-Claude R. Alphen

Basta dar uma olhada na capa do livro 'Bruno & João' para notar quão diferentes fisicamente são os dois protagonistas desta história. Mais do que um volume sobre amizade, porém, a narrativa trata sobre bullying na primeira infância, e sobre o quanto é importante termos com quem contar nas horas mais difíceis.

Indicado para pequenos leitores de cinco a oito anos, 'Bruno & João', é ilustrado de forma simples, mas de fácil entendimento para o público infantil, além de delicado do começo ao fim.

5. O trem da amizade - Wolfgang Slawski

Para crianças já um pouco mais avançadas na leitura, de preferência entre nove e doze anos, 'O trem da amizade' mostra uma diferente perspectiva sobre o tema central das relações entre amigos, ao retratar o personagem Artur, que vive seus dias solitários na esperança de encontrar companhia em uma estação de trem. A única coisa que ele não sabia era que até estava procurando pelas pessoas certas, mas no lugar errado.

Com boas avaliações do público, o volume também chama atenção pelas ilustrações, que auxiliam a criançada a não perder o ritmo da narrativa.

6. Achados e Perdidos - Oliver Jeffers

História simples, com frases curtinhas e ideal para crianças pequenas - de 3 a 5 anos - que ainda estão engatinhando na leitura ou adoram ouvir uma história contada pelos pais antes de dormir, 'Achados e Perdidos' é o primeiro livro do autor irlandês Oliver Jeffers.

Ao longo das páginas ilustradas, o volume narra o encontro entre um menino solitário e um pinguim igualmente sozinho, que aparece em sua porta subitamente. Os dois, então, embarcam em uma aventura compartilhada, na qual enfrentam perigos e estreitam o laço, até entenderem o verdadeiro valor da amizade.

7. Meu Amigo está triste - Mo Willems

O autor americano Mo Willems, especializado em literatura infantil, é o nome por trás de uma série de livros que têm como protagonista o elefantinho Geraldo, que também estrela este volume de leitura bastante fácil, curtinho e recomendado para bebês e crianças de até 3 anos de idade.

Neste capítulo das aventuras de Geraldo, o elefante se encontra triste, e conta com a ajuda de sua melhor amiga, a Porquinha, para animá-lo. Após diversas tentativas sem sucesso, finalmente surge o remédio capaz de melhorar o humor do elefantinho, uma solução surpreendente e capaz de alegrar a qualquer um!

8. Amigos - Helme Heine

Uma ode às amizades que duram e perduram, 'Amigos', é do escritor e ilustrador alemão Helme Heine, expert em conteúdo para crianças.

Recomendado para a faixa etária que vai dos seis aos oito anos, o livro retrata a bonita relação entre os inseparáveis bichinhos Valdemar, Juvenal e Frederico, um porco, um galo e um rato, respectivamente, que à medida que vivem aventuras, ajudam uns aos outros e reconhecem a importância da lealdade nas relações.

*A redação escolheu produtos no mês de setembro de 2021, cujos valores estão sujeitos a alteração. Nós podemos receber uma comissão por compras realizadas na Amazon.

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade