PUBLICIDADE

Conheça Santa Sara Kali, a padroeira dos ciganos

Apesar de não haver registros, há histórias envolvendo a origem e a vida de Santa Sara; confira algumas delas

24 mai 2024 - 18h30
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje, sexta-feira (24), é o dia de Santa Sara Kali. Há várias histórias que contam quem foi ela. Hoje, te apresentamos algumas delas. Confira:

Dia de Santa Sara Kali: conheça a história por trás da padroeira dos ciganos
Dia de Santa Sara Kali: conheça a história por trás da padroeira dos ciganos
Foto: Getty Images/Pascale Gueret / Bons Fluidos

Quem foi Santa Sara Kali?

O termo Kali, na Índia, significa negro, por isso ela o contém em seu nome. Alguns autores, como Dan Brown, escritor d'O Código da Vinci, afirmam que ela foi filha de Maria Madalena com Jesus Cristo. Outras pessoas ainda contam que ela ajudou no parto de Jesus e presenciou sua crucificação. E, uma das narrativas que a envolvem é que ela era serva de Maria e de Maria Madalena. As crenças são muitas, porque não há registros oficiais a seu respeito.

Porém, a mais disseminada é de que ela foi jogada no Mar Mediterrâneo junto de Maria Madalena, Maria Salomé e Maria Cleofas para que morressem de fome e sede. Segundo as tradições, o Santo Graal estava com elas neste momento. Sara orou para que o melhor acontecesse e afirmou a Deus que se elas sobrevivessem, ela nunca mais tiraria seu véu - o ato de esconder o cabelo era sinônimo de respeito e pureza. O pedido foi atendido. Sara Kali e as Três Marias chegaram à uma cidade no sul da França, chamada Saintes Marie de La Mer, no dia 24 de maio.

Por que é Padroeira dos Ciganos?

Resgataram As Marias primeiro e deixaram Sara para trás, por ser negra, de acordo com o que falam. Quem a acolheu foi povo Cigano, que vivia escondido e à margem da sociedade. Sara decidiu ficar por lá e repassar a palavra de Jesus Cristo. Com o passar do tempo, os ciganos passaram a ser muito devotos à Santa Sara Kali após sua morte. Alguns dizem que as mulheres pediam fertilidade à ela, e muitos ciganos pediam proteção.

Mais tarde, em 1712, a Igreja Católica canonizou-a, porém, nunca falou muito dela. Hoje, mulheres que desejam engravidar, pessoas desesperadas e as que desejam prosperidade, amor e saúde recorrem à ela.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade