Conheça a acupuntura facial, técnica natural para cuidar da pele
Muito utilizado como alternativa ao botox e às cirurgias, o método estimula a produção de colágeno, ajudando a suavizar linhas de expressão, como o bigode chinês
Cada vez mais mulheres têm optado por alternativas naturais para preservar e até rejuvenescer a pele, em vez do botox ou de outras técnicas mais invasivas. Um desses métodos, que ganhou destaque recentemente nos Estados Unidos, é a acupuntura facial. Segundo especialistas, o procedimento não se limita ao aspecto estético, pois também promove o bem-estar.
"Nossa pele, às vezes, carece de brilho, as olheiras ficam mais visíveis e algumas rugas ou linhas finas cruzam o nosso rosto. Essas marcas de vida podem nos perturbar, causando problemas com a autoestima. A acupuntura entre em cena quando isso acontece", apontou a especialista Celia Yunes Portiolli, no site da clínica Hong Jin Pai.
Conheça a acupuntura facial
Desenvolvida a partir de uma das práticas mais conhecidas da medicina tradicional chinesa, a técnica consiste em inserir agulhas ultrafinas sobre pontos específicos da pele. Assim, após as sessões de cerca de 40 minutos, estimula a regeneração dos tecidos, ajudando a suavizar linhas de expressão, como o temido bigode chinês.
"As aplicações são como uma pequena agressão, que obriga o corpo a reagir rapidamente na tentativa de otimizar a cicatrização local. Com isso, a produção de colágeno e a oxigenação aumentam significativamente", explicou a a acupunturista Esther Halfon, em entrevista à revista 'Claudia'.
De acordo com profissionais, em muitos casos, é comum espalhar também outras agulhas em áreas estratégicas do corpo, que influenciam diretamente no campo energético. Dessa forma, é possível proporcionar equilíbrio, melhorando a qualidade do sono, o estresse e até mudanças de humor associadas à TPM.
Por isso, o público-alvo não se restringe apenas aos adultos mais velhos. Segundo levantamentos, a técnica também vem atraindo jovens, principalmente da Geração Z, que demonstram preferência por alternativas naturais nos cuidados estéticos. Além disso, muitos têm recorrido à acupuntura para suavizar marcas de acne.
Resultados e orientações
Outro ponto positivo do método é o fato de ser praticamente indolor. Aqueles que já recorreram à ele afirmam que sentiram apenas um leve incômodo. Após a primeira sessão, é comum apresentar ainda vermelhidão local. No entanto, com o avanço das consultas, o desconforto dá lugar à tonificação e ao brilho da pele.
Especialistas ressaltam, contudo, que os efeitos não são tão marcantes quanto os de injeções ou cirurgias, mas tendem a surgir rapidamente, entre uma e três semanas. No total, o tratamento pode envolver até 10 visitas ao acupunturista.
"Posteriormente, a fim de manter a ação antirrugas, recomenda-se que seja realizada uma sessão a cada mudança de estação. Para um efeito mais brilhante, o procedimento pode ser reforçado por injeções de vitaminas ou substâncias naturais firmadoras", aconselhou Portiolli.