PUBLICIDADE

Condicionador antes do shampoo pode? Conheça a lavagem inversa

Reverse washing é o nome dado à lavagem que acontece em ordem inversa, buscando potencializar a nutrição e hidratação dos fios (COM VÍDEO)

28 jun 2022 - 09h03
Ver comentários
Publicidade
Que tal começar pelo condicionador?
Que tal começar pelo condicionador?
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Lavar os cabelos é quase um ritual, né? A gente molha os fios, aplica o shampoo, enxágua — e, às vezes, repete essa etapa, dependendo da quantidade de oleosidade — e, por fim, aplica o condicionador para hidratar, enxágua novamente e tudo pronto! Mas e se essa ordem clássica de repente mudasse? 

Essa é a proposta da reverse washing — lavagem inversa, em português —, onde, primeiro, se aplica o condicionador e, só depois, o shampoo. E por quê? Segundo o hairstylist Luigi Moretto, a ideia principal é potencializar a ação de nutrição e hidratação nos fios. 

Quem pode aderir à técnica?

Absolutamente todo e qualquer cabelo! Lisas, crespas, onduladas, cacheadas, platinadas, quimicamente tratadas... não importa: a lavagem inversa é para todo mundo, viu? Entretanto, vale dar aquela observada após a primeira vez para checar como as madeixas reagiram. 

@audreyvictoria_ The end result 😶 I'm shocked, just wait #hairtok #haircare #haircareroutine #shampoo #conditioner ♬ original sound - kekesslowedaudios❤️

Benefícios da reverse washing

Além de dar esse boost de nutrição e hidratação nos fios, outros motivos também são responsáveis pela popularização dessa lavagem. "Essa quebra de protocolo serve ainda para retirar o excesso de condicionador que possa ter ficado nos fios com o uso do shampoo, fazendo uma super a limpeza do couro cabeludo e dos fios desde a raiz até as pontas", acrescenta o profissional. 

Quem busca por volume, textura e brilho também pode se jogar nessa tendência. Para isso, Luigi conta que vale investir em mais um pouquinho de condicionador ao final se a intenção for uma cabeleira volumosa — de quebra você ainda selará as cutículas e garantirá mechas desembaraçadas. Já para quem busca o famoso cabelo sedoso, o uso do condicionador vai garantir isso sem entupir os poros, já que depois é removido pelo shampoo. 

Passo a passo da lavagem inversa

Ficou curiosa para testar a técnica? Então, confira como funciona cada uma das etapas:

  • molho os fios no chuveiro como de costume;
  • aplique seu condicionador habitual do comprimento às pontas, evitando tocar na raiz, e deixe agir;
  • enxágue sem esfregar;
  • hora de usar o shampoo normalmente e enxaguar logo em seguida;
  • se necessário, aplique mais uma pequena quantidade de condicionador para ajudar a desembaraçar as mechas e enxágue (muito bem!) novamente. 

Saiba mais no vídeo a seguir:

Fonte: Luigi Moretto, hairstylist referência em São Paulo. 

Alto Astral
Publicidade
Publicidade