PUBLICIDADE

Dia do Orgasmo: 7 problemas comuns e como lidar com eles

Diversos fatores podem contribuir para problemas com o orgasmo, afetando tanto homens quanto mulheres em diferentes níveis

31 jul 2023 - 09h02
(atualizado em 1/8/2023 às 09h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O orgasmo é uma experiência única e poderosa de prazer. No entanto, ela nem sempre ocorre de forma plena e satisfatória. Diversos fatores podem contribuir para problemas com o orgasmo, afetando tanto homens quanto mulheres em diferentes níveis. 

Neste artigo, exploramos 7 problemas envolvendo o orgasmo e algumas estratégias para lidar com essas questões sugeridas por especialistas do Personare de diversas áreas.

No entanto, não deixe de procurar ajuda profissional e psicológica caso sinta necessidade. Somente um diagnóstico adequado pode indicar o melhor tratamento.

Desde já, fica o convite para mergulhar no seu universo íntimo de prazer, conhecendo o seu Mapa Sexual. É uma forma de autoconhecimento com base na Astrologia para descobrir como você vive o sexo.

 

7 problemas com o orgasmo

1. Anorgasmia

A anorgasmia é caracterizada pela dificuldade persistente ou ausência de orgasmo durante a atividade sexual. É também um dos problemas mais comuns entre mulheres de todas as idades.

A anorgasmia pode ocorrer tanto por questões psicológicas, estresse, ansiedade, depressão e medo de fazer sexo, como por falta de conhecimento e consciência quanto ao próprio corpo, além de alterações da musculatura vaginal. 

O Pompoarismo (saiba tudo sobre aqui) pode auxiliar no tratamento desta disfunção, ao trabalhar a musculatura vaginal, e aumenta a sensibilidade e o prazer na relação sexual.

2. Ejaculação precoce

A ejaculação precoce é um problema que afeta muitos homens e pode levar à insatisfação tanto para eles quanto para as pessoas parceiras. Ela ocorre quando o orgasmo e a ejaculação acontecem antes do desejado durante a relação sexual. 

Para quem deseja prolongar o tempo da relação, existem muitos produtos eróticos que auxiliam neste objetivo (conheça alguns aqui), prolongando a ereção e retardando a ejaculação.

3. Dor durante o sexo 

Ter dor durante o sexo não é normal e pode impedir o orgasmo. Algumas das disfunções mais comuns são:

  • vaginismo, contração involuntária dos músculos da vagina, impossibilitando a penetração
  • dispareunia, dor genital durante o ato sexual que pode afetar homens e mulheres

Os problemas podem ter causas físicas ou psicológicas. No âmbito físico, a dor no sexo pode ser decorrente da gestação, parto, cirurgias pélvicas ou envelhecimento natural.

Neste caso, exercícios de percepção e de fortalecimento (faça o teste aqui) na região podem ajudar.

No entanto, muitos casos de disfunção sexual têm origem psicológica, causados por uma iniciação sexual ruim, abusos ou até mesmo uma situação afetiva conjugal.

 

4. Falta de libido

A falta de libido, no contexto sexual, representa a redução ou ausência de desejo sexual. Pode ter diversas causas, como questões hormonais ou emocionais, uso de medicamentos, entre outras.

Existem diversas técnicas para resgatar a libido - veja aqui várias sugestões para colocar em prática agora, na sua casa.

5. Traumas e bloqueios emocionais

Se você sofreu muito no relacionamento anterior, ou passou por grande sofrimento, proveniente, por exemplo, de uma traição ou perda, então a consequência disso pode ser a diminuição do desejo sexual e a dificuldade de chegar ao orgasmo.

Você deve descobrir então quais crenças mais sabotam sua vida amorosa e aprender a se livrar de determinados conceitos limitantes.

6. Falta de autoconhecimento

Durante a relação sexual, muitas pessoas têm dificuldades de chegar ao orgasmo por falta de autoconhecimento. Quando alguém não sabe do que gosta, pode acabar aceitando o que o outro faz e jamais saber o que lhe satisfaz.

Para isso, a masturbação é o melhor caminho. O assunto ainda é um tabu principalmente para mulheres. Então, veja aqui um guia sobre masturbação feminina.

7. Rotina

Quando o casal está se conhecendo, não falta curiosidade e a cama acaba sendo o lugar em que o tempo é mais bem aproveitado. Só que o passar do tempo pode levar o desejo sexual embora, deixando o relacionamento monótono e transformando o sexo em obrigação.

Veja aqui diferentes formas de despertar o desejo sexual feminino para além do sexo. O importante é trazer curiosidade, novidades e não deixar o romance cair na rotina.

Outros problemas

Não se identificou com os problemas acima, mas sente outros relacionados ao orgasmo? É porque eles podem ser complexos e variados. O importante é lembrar que existem recursos e ferramentas disponíveis para lidar com essas questões. 

Procure ler sobre os assuntos em fontes confiáveis e procurar ajuda profissional sempre que sentir necessidade e poder vivenciar sua sexualidade de forma plena e satisfatória. 

O post Dia do Orgasmo: 7 problemas comuns e como lidar com eles apareceu primeiro em Personare.

Personare (conteudo@personare.com.br)

- A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Publicidade