Pesquisa alerta: infartos são mais frequentes nas segundas-feiras; entenda
Estudiosos irlandeses acreditam que o maior risco de ataques cardíacos no dia está relacionado ao estresse, desencadeado pela necessidade de voltar à rotina de trabalho
As segundas-feiras costumam ser mais desanimadoras e marcadas pelo receio, já que muitos sentem o peso de começar a semana e retornar à rotina. Pesquisadores irlandeses, no entanto, acrescentaram um nova preocupação ao dia: o risco de infartos, que é mais recorrente no início da semana.
Estresse e doenças cardiovasculares
Estudiosos do Belfast Health and Social Care Trust e do Royal College of Surgeons analisaram informações de 10.528 irlandeses internados entre 2013 e 2018. Assim, eles descobriram que a maioria das ocorrências de ataque cardíaco STEMI — um dos tipos mais severos de infartos, causado pela obstrução completa de uma artéria coronária — aconteciam nas segundas-feiras.
A pesquisa, então, apontou que o risco da enfermidade é 13% maior no primeiro dia da semana útil. De acordo com os especialistas, uma possível explicação para o fenômeno é o aumento do estresse, desencadeado pela necessidade de retomar as obrigações da rotina profissional.
"É provável que seja devido a irritação de voltar ao trabalho. A elevação do nervosismo leva ao aumento dos níveis do hormônio do estresse, o cortisol, que está associado a uma maior chance de ataque cardíaco", explicou o cardiologista e pesquisador principal, Jack Laffan, em comunicado.
Além disso, eles defendem ainda que o risco pode estar associado à alteração do ritmo circadiano, elemento biológico responsável por regular os processos corporais, como o sono e o metabolismo. "O mecanismo exato para essas variações é desconhecido. No entanto, presumimos que tenha algo a ver com a forma como o relógio interno afeta os hormônios circulante, influenciando infartos e derrames", disse.
Café da manhã para prevenir infartos
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, anualmente, cerca de 400 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças cardiovasculares. O cenário assusta, mas pesquisadores têm investido, cada vez, mais em estudos que revelam métodos para prevenir essas enfermidades. Um destes, publicado no periódico científico 'Journal of Nutrition, Health and Aging', descobriu que um café da manhã saudável auxilia no combate a problemas cardiovasculares. Confira a matéria completa.