Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Noivas abandonam clichês e casam no final do ano de nude

Compartilhar
Fernanda Frozza

Foi-se o tempo em que maio era o mês mais escolhido para trocar as alianças. Os casais resolveram deixar a tradição de lado e adiar o casamento para os dois últimos meses do ano por motivos nada românticos, mas muito convincentes: as temperaturas estão mais altas nesta época e o 13º salário é um empurrão para ajudar nos gastos que acabam pesando no bolso.

Terra estreia parceria com site para organização de casamentos; conheça

De acordo com dados do IBGE (2008), 121.582 casamentos aconteceram em dezembro, seguido de novembro, que apareceu com a preferência de 89.775 casais. Maio foi apenas o quarto mês mais escolhido, com 83.297.

Como o final do ano está próximo e os preparativos da festa e da cerimônia envolvem vários detalhes como lembrancinhas, docinhos, lista de convidados, o Terra conversou com a estilista Mônica Linz - que tem uma marca de vestuário para casamento com seu nome - para ajudar o casal de noivos e os padrinhos a ficar por dentro das tendências e não errar na escolha das roupas.

Confira a entrevista a seguir:

Terra: Quais são os modelos de vestidos mais escolhidos pelas noivas?

Mônica Linz: Há uma tendência de vestido mais ajustado na parte de cima e mais solto na cauda, como se lembrassem os contos de fadas, porque no inconsciente das mulheres tem aquela história meio de Cinderela, do sonho. Claro que existem noivas mais modernas, que escolhem vestidos curtos, mais ousados, mas é difícil acontecer. No geral, noivas que casam à noite são mais tradicionais e as que casam durante o dia são desligadas da cerimônia.

Terra: Existe alguma nova tendência no estilo dos vestidos?

Eu percebi uma mudança na tonalidade, do branco para o nude, mas os modelos não fogem muito do que estamos acostumados. Não vejo muita coisa nova. Existem coisas que ficam para sempre na tradição. Exemplo disso é a Carolina Herrera, que é uma referência para mim lá fora e, se você reparar, também traz esses estilos clássicos de vestidos.

A mulher evoluiu na sociedade e conseguiu alcançar o mesmo patamar que o homem, então ainda que a figura da noiva delicada e meiga continue bastante significativa, existe um poder bem maior na hora de se vestir. A gente sente que o vestido não mudou muito, mas o sapato está mais alto e as flores estão maiores.

Terra: Quais os modelos de buquês e tipo de flores mais procurados?

A escolha das flores ainda é tradicional. Mulheres preferem rosas. Eu tenho uma paixão maior por orquídeas, mas não são muito procuradas. Acho que isso acontece porque quando o homem dá flores para as mulheres, ele dá rosas e, apesar de dizerem que as mulheres se vestem para as mulheres, eu acho que no dia do casamento as mulheres se vestem para os homens.

Terra: O uso de véu e grinalda ainda é uma tradição?

Algumas noivas gostam de véu, mas grinalda é difícil. Na verdade, o véu e o buquê são bem mais significativos para diferenciar a noiva do resto dos convidados.

Terra: Para quem vai ser madrinha, há alguma restrição de cores e comprimentos dos vestidos?

Vestido em georgete com barrado e faixa de tafetá, bojo com aplicação de flores de georgete com acabamento a fio
Vestido em georgete com barrado e faixa de tafetá, bojo com aplicação de flores de georgete com acabamento a fio
Foto: Monica Linz / Divulgação

Restrição de cor da roupa não é elegante e acontece com muita frequência. Pode ser um casamento luxuoso ou mediano, a partir do momento que você restringe a cor, restringe o gosto da madrinha e quanto ela pode pagar. Vivemos em um momento de liberdade. Alguém inventou essa moda de limitar cores e eu não sei quem foi. Todas as madrinhas reclamam.

À noite os vestidos são longos e de dia passam a ser curtos ou longuetes. Comprimento não é o que deixa o vestido mais elegante. Eu acho que o chique pode ser curto e o longo pode ser deselegante, dependendo da escolha da madrinha. O legal é não tirar um vestido de dez anos do armário. Casamento não combina com coisa vintage.

Terra: A roupa dos homens é mais limitada do que das mulheres. Dessa forma, como os noivos podem inovar na hora de decidir o que vestir?

Os noivos estão cada vez mais criativos. Como a roupa deles é limitada, a maioria dos homens pede ajuda para as noivas para ajudarem na escolha. A tendência do vestuário masculino é uma calça mais ajustada, terno acinturado, sem fugir do preto, azul marinho e cinza. Eu gosto também de riscas de giz.

Terra: Existe algum casamento famoso que você usa como referência?

Não tenho nenhum casamento como referência, porque às vezes eu esqueço o resto e só consigo ver vestido, maquiagem e cabelo. Mas o último vestido de famosa que me chamou atenção foi o da Juliana Paes, feito pelo Samuel Cirnasck.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra