Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Crianças na escola: existe idade ideal?

Especialista aponta as vantagens e desvantagens da frequência escolar na primeira infância Quando se pensa em deixar a criança na escola ou na creche, surge uma dúvida muito comum entre os pais: qual seria a idade correta para matricular os pequenos? Pensando nisso, conversamos com Luciane Baratelli, médica neuropediatra pós-graduada em medicina do sono da […]

27 set 2024 - 08h36
Compartilhar
Exibir comentários

Especialista aponta as vantagens e desvantagens da frequência escolar na primeira infância

Quando se pensa em deixar a criança na escola ou na creche, surge uma dúvida muito comum entre os pais: qual seria a idade correta para matricular os pequenos? Pensando nisso, conversamos com Luciane Baratelli, médica neuropediatra pós-graduada em medicina do sono da infância e adolescência pelo Instituto do Sono e autora do livro "Antes que você cresça". (Editora Um Livro). Confira o que a profissional tem a dizer sobre o assunto!

Foto: Revista Malu

MALU: Hoje em dia, temos instituições de ensino para todas as idades, o que levanta a seguinte dúvida: existe a melhor idade para ir para a creche/escola?

"Não existe uma idade ideal, tudo vai depender do contexto de cada família. Pela lei, toda criança que completou 4 anos até o dia 31 de março do ano vigente precisará estar matriculada na escola. Antes disso, precisamos avaliar caso a caso. Nos menores de 2 anos, por exemplo, a creche é uma necessidade dos pais, e não da criança. Após essa idade, a interação com outras crianças é mais necessária. Isso não precisa acontecer necessariamente na escola, podem ocorrer em pracinhas ou com os vizinhos. Porém, especialmente nas grandes cidades, é comum que as famílias fiquem cada vez mais confinadas em seu núcleo. O convívio em comunidade não acontece como deveria e a escola acaba se tornando o único local de socialização."

Como saber se esta ida está causando traumas na criança?

"Trauma é um evento complexo e multifatorial. Hoje sabemos que o que gera o trauma não é apenas a gravidade do evento estressor, mas também o suporte que a pessoa recebe no período e a capacidade de resiliência, que é algo individual. Então, precisamos observar a criança. Ter alguma resistência em ir à escola na fase da adaptação é natural. Mas se a criança começa a mudar o comportamento ou tem reações muito exacerbadas, vale ficar de olho e conversar na escola."

Quando a criança faz birra, como devemos lidar? Devemos deixá-la faltar na escola?

"O que chamamos de birra é a maneira como a criança expressa suas emoções. Ela não tem maturidade para chegar e dizer: 'mamãe, eu preferia passar o dia com você, pois me traz mais segurança do que as pessoas da escola que estou acabando de conhecer'. Então, elas choram, resistem a ir. É preciso muita conversa e acolhimento com a criança para entender a razão disso. A solução não é simples como faltar à aula naquele dia. É preciso uma parceria entre a escola e a família. A família precisa sentir confiança na escola e passar isso à criança, e a escola entender que a criança irá precisar da presença da família até

que se adapte."

Quais as vantagens da frequência escolar na primeira infância?

"O principal objetivo da escola nos primeiros anos de vida não é o ensino formal, e sim ser um espaço de acolhimento às crianças enquanto seus pais trabalham e que também pode fornecer muitos estímulos saudáveis, como o convívio com diferentes crianças, estímulos diversos e experiências enriquecedoras."

BPBF: E quais as desvantagens de levar os filhos muito cedo para a creche?

"Sem nenhuma dúvida, as famosas viroses. Elas invariavelmente ocorrerão em uma frequência maior do

que se a criança estivesse em casa. A maior parte tende a ser infecções leves, mas podem ser mais graves,

especialmente em crianças com comorbidades. Também é preciso que a escola veja a criança em sua individualidade, entenda suas características para que não lhe cause insegurança ou gere uma ansiedade nela.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade