PUBLICIDADE

Como não sofrer por antecedência

Aprenda uma técnica simples, que pode e deve ser usada sempre que você se pegar vivendo só no mental, para não sofrer por antecedência

13 mai 2024 - 09h09
(atualizado em 16/5/2024 às 09h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Personare

Viramos escravos de nossa mente. Mesmo com tantos afazeres, perdemos a maior parte do dia, e às vezes da noite, imaginando o que faremos ou o que fizemos. Isso nos leva a sofrer por antecedência.

Quer ver? Seja muito sincero para responder:

  • Com que frequência você aproveita realmente as situações da sua vida?
  • Intervalos ou fins de semana são feitos para descansar sua mente e recarregar as energias?
  • Ou você continua com a mesma atividade mental?

Pois é, a maioria é assim. Nossa sociedade não nos ensina que é bom vivenciar cada coisa de uma vez.

Alguns anos atrás decidi virar minoria e comecei a mudar todos os meus hábitos mentais. Ainda estou mudando, afinal, leva um tempo para reprogramar o inconsciente ou mesmo ver que posso fazer diferente.

E se eu posso, você também pode — se quiser. Vale a pena. A seguir, te mostro como.

Leia também:

Reprogramar seus hábitos mentais é fundamental

A primeira coisa que faz a diferença para não sofrer por antecedência é dar atenção integral a cada atividade. Assim meu cérebro não se cansa pensando tanto. Além disso, por estar mais presente, percebo muito melhor as novas oportunidades que surgem à minha volta.

Só com esta pequena mudança, que é dificílima de manter, me tornei mais alegre, confiante e disposta. Mesmo assim, ainda me pego repetindo padrões de comportamentos que tiram energia.

Ainda hoje, por exemplo, me peguei imaginando milhares de opções relacionadas ao início de uma crise familiar. Claro que quando se fala em família tudo fica ainda mais difícil. O problema inicial nem é meu, mas me afeta diretamente.

As perguntas que me peguei fazendo (e que eu mesma tentava responder) eram:

  • O que poderia estar acontecendo com os envolvidos neste momento? Como?
  • O que vai acontecer no futuro?

A partir disso, minha mente começou a criar desde soluções simples até mesmo trágicas. Veja você, que loucura! Quando finalmente me peguei, fiquei horrorizada com os sentimentos que estavam sendo vivenciados por mim.

Meu coração acelerado e minha face tensionada. Eu estava criando reações químicas desagradáveis para meu corpo físico.

Pense em termos de moléculas ou células. A cada alteração química, produzida pelos meus pensamentos, tudo é alterado em meu campo energético, celular e molecular. Então, o que eu estava fazendo comigo? Estava sofrendo por antecedência. Para quê, nem eu sei.

Mas com certeza eu estava fazendo uma simbiose inútil, pois não poderia adivinhar os próximos acontecimentos, como nunca posso. Minha mente é sempre inadequada para prever o que quer que seja.

E depois, que arrogância a minha querer resolver um problema que neste caso nem me pertence!

Excesso de passado, escassez de presença

O estresse, a preocupação, a ansiedade são sempre medos que tem suas causas no excesso de futuro e falta de presente. A mesma coisa acontece com a culpa, o ressentimento, a tristeza.

Todos esses sentimentos são causadas pelo excesso do passado e pouca presença. O que acaba levando a sofrer por antecedência.

Vejo diariamente em consultório a dificuldade que nós humanos temos em nos livrar dos resultados do passado e a projeção disso em nosso futuro.

A solução?

Se vivêssemos mais atentos com o presente, arrisco dizer que boa parte de nossos problemas, ou todos eles, durariam menos ou simplesmente não existiriam. Em outras palavras, seria bem mais fácil viver.

Bom, o que tive que fazer rapidamente foi, respirar fundo, soltar o ar e admitir minha humanidade. Depois libertar minha mente, voltando o mais rápido possível para o agora.

Claro que não foi de imediato que consegui silenciar o desnecessário e inadequado, mas depois de anos de treino, após alguns poucos minutos, EU voltei ! A paz e o equilíbrio também.

Como não sofrer por antecedência

Como eu fiz isso? Utilizei uma técnica simples, que pode e deve ser usada sempre que você se pegar vivendo só no mental. Acompanhe:

  • Comece respirando fundo.
  • Em seguida, preste atenção a tudo à sua volta. O que vê, cheira, toca e escuta? O que está acontecendo neste exato momento?
  • Agora, direcione sua atenção para o seu corpo. Como ele está? O que seus olhos estão vendo? Quais sensações está percebendo?

Quanto mais firme e determinado for, mais presente estará. Garanto que após alguma insistência, você vai acabar controlando o ritmo mental e sentir-se mais calmo.

Esta tranquilidade gradualmente mostrará sua posição interna perante o que esta acontecendo. E é só isso que basta saber.

Quer fazer um pequeno teste?

  • Esqueça todas as situações e emoções, e por um instante preste atenção na sua vida agora, neste instante em que lê este texto.
  • Perceba estes momentos que se seguem, onde a vida realmente se manifesta.
  • Preste atenção no agora. Viver só é possível neste momento presente. O passado acabou, não existe mais. E o futuro será o reflexo do que vivemos.
  • Então, observe o seu presente e se pergunte: como eu estou agora e o que quero para o meu futuro?

Este é o segredo do bem-estar. Aja sempre no agora. Aceite e identifique tudo que está acontecendo, para poder no próximo momento presente, transformar tudo se for preciso.

O post Como não sofrer por antecedência apareceu primeiro em Personare.

Regina Restelli (sanatkumara.tera@gmail.com)

- Criadora da Terapia dos Chakras e uma das referências em Ho´oponopono no Brasil. Realiza atendimentos online no Personare. Está à frente da webserie Respira e integra o time de especialistas do Programa Medita e Vai.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade