PUBLICIDADE

Como construir um relacionamento saudável? Especialista dá 4 dicas

Relacionamento saudável floresce na presença de conexões genuínas, liberdade para ser você mesmo na relação e respeito mútuo

10 jun 2024 - 12h21
Compartilhar
Exibir comentários

"Vou te ajudar a conquistar tal pessoa"… essa é uma frase que talvez você já tenha dito ou mesmo ouvido de alguém. A atitude pode até parecer uma forma de apoio ou suporte amigável, mas abre margens para um comportamento extremamente tóxico. Isso se dá porque o amor passa a ser uma "conquista" e não mais um sentimento a ser sentido, vivido e experienciado, explica a advogada especialista em gênero Mayra Cardozo.

Aprenda como construir um relacionamento saudável com o seu parceiro (a)
Aprenda como construir um relacionamento saudável com o seu parceiro (a)
Foto: Shutterstock / Alto Astral

"Trata-se de um comportamento que reforça estereótipos de gênero nocivos, ainda mais quando pensamos nas mulheres. Sem perceber, elas passam a adotar padrões e aparências específicas para se encaixarem em padrões idealizados de feminilidade e atração, muitas vezes à custa de sua autenticidade e bem-estar. Elas param de ser elas mesmas, perdendo a capacidade de autoexpressão e autoaceitação, tudo para se moldarem às expectativas alheias", aponta a sócia do escritório Martins Cardozo Advogados Associados. 

De acordo com a profissional, jogos e estratégias de conquista ignoram a essência das relações humanas autênticas. "Mais que isso, essa abordagem desumaniza a pessoa desejada, transformando-a em um objetivo a ser alcançado, e também subestima a importância da reciprocidade e do consentimento nos relacionamentos. Perpetua-se, portanto, a ideia de que o amor e a atenção devem ser 'ganhos'", reforça Mayra. 

Como construir um relacionamento saudável?

A crença incentiva uma cultura na qual o "não" é visto como um convite à insistência, em vez de ser respeitado como uma resposta final, levando ao desrespeito pela autonomia e liberdade de escolha das mulheres. Assim, para desmistificar essa narrativa estereotipada, a advogada separou quatro dicas que nos ajudam a construir um relacionamento saudável baseado na igualdade, no respeito mútuo e na comunicação honesta. Veja abaixo:

  • O verdadeiro amor não se trata de conquistar ou ser conquistada; 
  • Relacionamento saudável floresce na presença de consentimento explícito, interesse compartilhado e na celebração das individualidades de cada um;
  • Promover diálogos sobre a importância de construir conexões genuínas, nos quais ambas as partes se sintam valorizadas e respeitadas;
  • Desafiar a narrativa tóxica da conquista reflete em relações fundadas na autenticidade, na liberdade de sermos nós mesmas e no respeito mútuo.

"É tempo de redefinir o amor, afastando-nos de jogos de poder e nos aproximando de um entendimento mais profundo e respeitoso do que significa amar e ser amado", finaliza a especialista. 

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade