5 passos para recuperar o foco, segundo especialistas
Descubra tática simples e eficaz para retomar o foco no dia a dia; entenda por que realizar pausas é fundamental
Se você sente que está mais distraído do que gostaria, saiba que não está sozinho. Pesquisas recentes indicam que a capacidade média de atenção e foco de uma pessoa é de apenas oito segundos. Mas, afinal, por que ficamos tão desconectados?
Um estudo recente apontou que, em 43% dos casos, a dificuldade de manter o foco está diretamente ligada ao estresse e à ansiedade. Outros fatores como falta de sono (39%), uso exclusivo de dispositivos digitais (35%), tédio ou desinteresse (31%), além da multitarefa (23%), também aparecem entre os principais vilões da concentração.
O que acontece com excesso de estímulos?
Segundo Evita Singh, psiquiatra e coautora do estudo da Universidade Estadual de Ohio, dos Estados Unidos, a sobrecarga mental pode afetar a produtividade, a saúde emocional e até impedir a presença "real" em atividades do dia a dia - como conversas, leituras ou momentos de lazer.
"Quando as pessoas estão fazendo várias coisas ao mesmo tempo, com tantas coisas na cabeça para pensar, elas podem ficar exaustas. E aí fica muito difícil aproveitar as coisas, o que pode levar à depressão e ansiedade", explicou.
"Take Five": cinco passos para recuperar a atenção
Diante deste cenário, a equipe de pesquisadores criou um protocolo simples e acessível chamado Take Five, que reúne cinco passos para reconectar a mente com o momento presente. Conheça:
- T - Tire pausas frequentes: pequenos intervalos ajudam a reiniciar o foco;
- A - Ativamente envolva-se na tarefa atual: coloque intenção no que está fazendo;
- K - Mantenha as distrações no mínimo: desligue as notificações e crie um ambiente favorável;
- E - Elimine a multitarefa: concentre-se em uma coisa de cada vez;
- Five - Faça uma pausa de cinco minutos para realinhar o foco. Esse tempo pode incluir uma breve meditação, respiração consciente ou caminhada.
Segundo a médica, essa técnica também funciona como uma espécie de termômetro emocional. Se, mesmo com os cinco passos, a dificuldade de atenção continuar impactando sua qualidade de vida, pode ser sinal de que é hora de buscar apoio psicológico.
Transformações profundas
A especialista destaca, ainda, que não é preciso esperar grandes janelas de tempo para cuidar do foco. "Podemos fazer pelo menos cinco minutos de uma pequena prática de exercícios, ou um pouco de atenção plena, ou algo que mais gostamos", sugere. O importante é lembrar que a atenção deve ser treinada como um músculo. Cultivar presença, fazer pausas e respeitar os limites do corpo e da mente são formas simples de reconectar-se com o agora.