PUBLICIDADE

Como saber se uma barra de cereal é realmente saudável? Entenda

É preciso se atentar com as informações nutricionais antes de saborear esse produto

9 jan 2024 - 14h20
(atualizado em 10/1/2024 às 10h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Automaticamente, um sujeito leigo sobre nutrição associa a barra de cereal como um produto leve e gostoso, não é mesmo? Aí é que muitos se enganam, ou seja, é de se considerar vários fatores para manutenção da dieta equilibrada. Eis que surge esse questionamento: como saber se uma barra de cereal é saudável?

Barra de cereal é saudável
Barra de cereal é saudável
Foto: Shutterstock / Sport Life

Entenda como uma barra de cereal é saudável

"Verifique o rótulo. Prefira opções com ingredientes naturais, como aveia, nozes e frutas secas em vez de ingredientes processados e aditivos. Escolha aquelas com baixo teor de açúcar adicionado, ricas em fibras e proteínas, e evite as que contenham gorduras trans", destaca em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista Carmem Camiran.

Dessa maneira, há a diretriz de não exceder uma barra por dia em meio as necessidades calóricas e objetivos de cada um. Além disso, ela impede o excesso de calorias e açúcares quando consumido com moderação.

"As barras de cereal podem entrar na alimentação como um lanche saudável entre as refeições, especialmente quando se está com pressa ou não há acesso a uma refeição completa. Elas fornecem energia rápida devido ao seu teor de carboidratos e podem ser uma escolha conveniente para manter o nível de energia durante o dia", completa Camiran.

O impacto da barra de cereal para quem treina

A ingestão da barra de cereal pode ocorrer tanto antes quanto durante ou após o treino, haja visto as combinações disponíveis. Então, defina logo qual é o seu objetivo para que aconteça a ingestão consciente.

"As barras de cereais podem ser consumidas antes do treino, desde que contenham uma combinação equilibrada de carboidratos e proteínas. Durante o treino, é mais apropriado optar por fontes de energia de liberação rápida, como géis esportivos ou frutas. Após o treino, as barras de proteína podem ser uma opção para a recuperação muscular devido ao seu teor de proteína", explica a nutricionista.

É verdade que as barras diet e light são perigosas?

"Não necessariamente. Barras diet e light são opções para quem está controlando o consumo de calorias ou açúcares. No entanto, é essencial verificar os rótulos, pois essas barras podem conter adoçantes artificiais ou outros ingredientes sintéticos que algumas pessoas desejam evitar. Faça escolhas informadas, o que considera os seus objetivos de saúde", responde.

Barra de cereal x barra de proteína: qual é a melhor?

"A escolha entre barra de cereal e barra de proteína depende dos objetivos individuais. Barras de cereais costumam se apresentar mais equilibradas em termos de carboidratos, fibras e proteínas. Sendo boas para lanches ou como fonte de energia rápida. Barras de proteínas ajudam a recuperação muscular após o exercício ou para complementar a ingestão de proteínas em uma dieta", finaliza a nutricionista Carmem Camiran.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade