Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Comer queijo antes de dormir pode dar pesadelos? Entenda

A fim de desvendar essa crença popular, pesquisadores analisaram a qualidade do sono e os hábitos alimentares de mais de mil estudantes

2 jul 2025 - 16h34
Compartilhar
Exibir comentários

Estudiosos costumam associar sonhos pesados a experiências passadas, bem como a anseios ou medos do subconsciente. Eles indicam, ainda, que os tormentos noturnos podem ser reproduções daquilo que os indivíduos consomem durante o dia e pouco antes de dormir, como filmes de terror. Mas você sabia que a alimentação, principalmente o consumo excessivo de queijo, também pode causar pesadelos?

Para entender como o queijo poderia causar pesadelos, pesquisadores analisaram a qualidade do sono e os hábitos alimentos de estudantes
Para entender como o queijo poderia causar pesadelos, pesquisadores analisaram a qualidade do sono e os hábitos alimentos de estudantes
Foto: Corelens/Gabriella Csapo / Bons Fluidos

Relação entre o queijo e os pesadelos

Um estudo, publicado na revista científica Frontiers in Psychology, mostrou que a ingestão de laticínios, como os diversos tipos de queijo e o leite fermentado, atrapalham o descanso e aumentam a ocorrência de sonhos ruins. Para fazer essa descoberta, pesquisadores questionaram mais de mil estudantes da Universidade MacEwan sobre a qualidade do sono, os hábitos alimentares e a incidência de pesadelos.

Eles também questionaram fatores de saúde mental e física. Assim, o levantamento obteve uma explicação para a relação entre os produtos lácteos e os tormentos noturnos: a má digestão. De acordo com a pesquisa, esses alimentos, quando consumidos pouco antes de dormir, ocasionam gases e dores de estômago.

"A gravidade dos pesadelos está fortemente associada à intolerância à lactose e a outras alergias alimentares. Essas novas descobertas sugerem que mudar os hábitos alimentares das pessoas com algumas sensibilidades estomacais pode aliviar os sonhos pesados. Elas também podem explicar por que as pessoas frequentemente culpam os laticínios por eles", afirmou o autor principal do artigo, Tore Nielsen, em um comunicado à imprensa.

Por que temos pesadelos?

Você costuma ter muitos pesadelos? Por que será, afinal, que eles surgem durante a noite? De acordo com a ciência, sonhos ruins recorrentes podem ser mais do que simples incômodos noturnos. Um estudo, apresentado recentemente na Academia Europeia de Neurologia, sugere que eles podem funcionar como um "sinal de alerta" para problemas cognitivos. Adultos de meia-idade e idosos que enfrentam pesadelos com frequência têm um risco elevado de desenvolver declínio cognitivo e até demência. Confira a matéria completa. 

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade