Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cinco frases para usar ao responder a conselhos não solicitados, segundo uma especialista em psicologia

Psicologia aponta formas de estabelecer limites sem romper vínculos em conversas desconfortáveis

15 dez 2025 - 18h21
Compartilhar
Exibir comentários
Mladen Mitrinovic/Shutterstock
Mladen Mitrinovic/Shutterstock
Foto: Minha Vida

Com a chegada do Natal, vem também algo que muita gente teme: as reuniões com familiares e amigos. O receio não é à toa. À mesa, quase sempre aparece o clássico "cunhado" que opina sobre tudo, mesmo quando ninguém pediu.

Você se senta ainda fragilizada, talvez por ter acabado um relacionamento, perdido o emprego ou simplesmente por não conseguir se encontrar em meio ao caos da vida, e alguém resolve oferecer um conselho não solicitado.

Esses conselhos machucam. E machucam porque ameaçam a autonomia e podem reduzir a confiança para lidar com desafios. A sensação de julgamento afeta a percepção de autoeficácia, que está diretamente ligada à motivação, à resiliência e até ao sucesso profissional.

Seria ótimo responder com algo irônico, como "quem dera sua opinião fosse uma pizza, assim eu teria pedido". Mas, para quem prefere recorrer à inteligência emocional em vez do sarcasmo, a psicóloga Shadé Zahrai compartilhou à CNBC cinco frases para lidar com conselhos não solicitados de forma assertiva. Especialista em alto desempenho e liderança, ela explica que "quando alguém oferece um conselho 'útil' que você não pediu, a sensação não é de apoio, mas de julgamento".

1. "Obrigada. Vou levar isso em consideração"

...

Veja mais

Veja também

Cinco frases para usar ao responder a conselhos não solicitados, segundo uma especialista em psicologia

Nem sempre é questão de gosto: dificuldade de iniciar novas séries pode ser sintoma de diferentes condições psicológicas, diz psicólogo

Se você usa essas frases regularmente, você é mais educado do que a maioria das pessoas. Palavra de especialista

Substituir "desculpe" por outra palavra demonstra uma inteligência emocional acima da média. Steve Jobs nos ensinou o poder dessa atitude

O que significa quando alguém cruza os dedos, as mãos ou os braços na frente do corpo, segundo a psicologia

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade