Cinco frases para usar ao responder a conselhos não solicitados, segundo uma especialista em psicologia
Psicologia aponta formas de estabelecer limites sem romper vínculos em conversas desconfortáveis
Com a chegada do Natal, vem também algo que muita gente teme: as reuniões com familiares e amigos. O receio não é à toa. À mesa, quase sempre aparece o clássico "cunhado" que opina sobre tudo, mesmo quando ninguém pediu.
Você se senta ainda fragilizada, talvez por ter acabado um relacionamento, perdido o emprego ou simplesmente por não conseguir se encontrar em meio ao caos da vida, e alguém resolve oferecer um conselho não solicitado.
Esses conselhos machucam. E machucam porque ameaçam a autonomia e podem reduzir a confiança para lidar com desafios. A sensação de julgamento afeta a percepção de autoeficácia, que está diretamente ligada à motivação, à resiliência e até ao sucesso profissional.
Seria ótimo responder com algo irônico, como "quem dera sua opinião fosse uma pizza, assim eu teria pedido". Mas, para quem prefere recorrer à inteligência emocional em vez do sarcasmo, a psicóloga Shadé Zahrai compartilhou à CNBC cinco frases para lidar com conselhos não solicitados de forma assertiva. Especialista em alto desempenho e liderança, ela explica que "quando alguém oferece um conselho 'útil' que você não pediu, a sensação não é de apoio, mas de julgamento".
1. "Obrigada. Vou levar isso em consideração"
...
Veja também