Ciência revela o número ideal de passos por dia para compensar o tempo que passamos sentados
Segundo estudo, pessoas que levam uma vida sedentária podem reduzir riscos à saúde com pequenas mudanças na rotina
Todos conhecemos os benefícios de caminhar para manter uma boa saúde. Trata-se de uma atividade simples, prática e acessível para todas as idades, que envolve o corpo inteiro. No entanto, diante disso, surge a dúvida: qual é a quantidade ideal de passos que um adulto deve dar por dia para começar a sentir os benefícios?
Em 2024, uma equipe internacional de pesquisadores demonstrou que pessoas com um estilo de vida sedentário podem reduzir em até 39% o risco de doenças cardiovasculares e de morte precoce apenas caminhando.
De acordo com o estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, pessoas altamente sedentárias podem se beneficiar ao caminhar entre 9 mil e 10 mil passos por dia.
O experimento
A equipe analisou dados de 72.174 voluntários do Reino Unido. Os participantes usaram acelerômetros no pulso durante sete dias para medir sua atividade física e o tempo que passavam sentados. Em média, as pessoas permaneciam sedentárias por 10,6 horas por dia. Aqueles que ultrapassavam esse tempo foram classificados como tendo "alto tempo de sedentarismo".
Os resultados mostraram que qualquer aumento na quantidade de passos diários pode trazer benefícios. Os pesquisadores observaram que voluntários que caminhavam entre 4 mil e 4.500 passos por dia já experimentavam metade dos efeitos positivos observados em quem caminhava mais de 9 mil passos.
...
Veja também
Câncer de mama: o que é, sintomas, tratamento e como prevenir
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta