PUBLICIDADE

Terra Decora: saiba como estante valoriza espaços grandes

Apesar de Maria Aparecida achar um "horror" a estante dividindo a sala, arquiteto explica que o móvel é uma ótima solução se decorado com objetos certos

20 out 2014 09h27
| atualizado às 15h21
ver comentários
Publicidade
<p>Na sala da Maria Aparecida, estante é usada para dividir ambiente grande demais</p>
Na sala da Maria Aparecida, estante é usada para dividir ambiente grande demais
Foto: vc repórter

Enquanto tem gente que sofre com a falta de espaço, a gerente financeira Maria Aparecida de Oliveira não sabe o que fazer para deixar aconchegante e aproveitar da melhor forma possível a sala grande demais. Temporariamente, ela colocou uma estante branca para dividir o ambiente e, ao contrário do que pensa, o móvel foi um grande acerto. "Sua ideia de separar os ambientes com uma estante vazada é ótima!", explica o arquiteto Avner Posner, do escritório carioca da arquiteta Bianca da Hora. Veja outras soluções que o profissional listou para transformar o espaço na sessão Terra Decora:

<p>Arquiteto explica que estante deve ter objetos que fiquem bonitos vistos dos dois lados</p>
Arquiteto explica que estante deve ter objetos que fiquem bonitos vistos dos dois lados
Foto: vc repórter
Siga Terra Estilo no Twitter

Dúvida da usuária:
Anexei fotos (não muito boas!) da minha sala que não sei o que fazer! Tentei colocar uma estante para dividir o ambiente e acho que ficou um horror! Sou péssima em decoração (tipo de cortina, estante, tapete...). Vocês poderiam dar uma sugestão para meu espaço? Fico imensamente grata!

Resposta do arquiteto:
Cida, sua sala tem uma área muito boa e sua ideia de separar os ambientes com uma estante vazada é ótima! A estante branca que divide o espaço precisa estar encostada na parede e exibir objetos decorativos que sejam interessantes vistos de frente e de costas. Aposte em objetos maiores e com cores vivas, como vasos, jarros, caixas e esculturas de porte médio. (No apartamento da foto, as portas de correr brancas têm a mesma função da estante: separar o ambiente).

Foto: Escritório Bianca da Hora / Divulgação

Foto: Escritório Bianca da Hora / Divulgação

Pode manter seu sofá, mas adicione almofadas. Você pode fazer uma composição com branco e bege ou com cores mais vivas – neste caso, estampas listradas também caem muito bem. Você pode ainda acrescentar uma poltrona, completando o jogo de sofás. Uma mesa de centro simples e mesas laterais aos sofás vão dar suporte ao mobiliário. (Veja opções diferentes de estilos de mesas de centro e disposição de almofadas nas salas abaixo):

Foto: Escritório Bianca da Hora / Divulgação

Foto: Escritório Bianca da Hora / Divulgação

 

A dimensão da sua sala de estar pede um tapete maior, num tom mais claro, para ampliar o ambiente. As paredes podem receber um tom mais aconchegante (sugerimos a cor “tapete de juta”, da Suvinil) e dê asas à sua imaginação para escolher quadros coloridos, com molduras simples, para decorar as paredes. Invista em cortinas iguais para todas as janelas, escolha um tom sóbrio como o bege claro ou o cinza claro, sem listras ou estampados. Espero ter ajudado. Boa sorte. (Na imagem do projeto abaixo, o quadro colorido e a luminária moderna deixam o ambiente aconchegante, mas com muito estilo).

Foto: Escritório Bianca da Hora / Divulgação

Como participar
A seção do canal Casa e Decoração do Terra ajuda os usuários na hora de decorar seu espaço. Com profissionais renomados de arquitetura e design no Brasil, o Terra Decora responde semanalmente às perguntas dos leitores que quiserem participar.

Para ter sua dúvida solucionada na seção, basta enviar sua pergunta e a foto do cômodo, móvel ou espaço que precisa decorar pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, ou mandar um e-mail para vcreporter@terra.com.br.

 

Qual é seu estilo de decoração? Retrô, clean, despojado e maisQual é seu estilo de decoração? Retrô, clean, despojado e mais

Curso online: planejamento das rotinas domésticas Curso de planejamento das rotinas domésticas!
Sem tempo para conseguir cuidar da própria casa? Saiba como otimizar o seu tempo, realizar a economia caseira, fazer a limpeza e muito mais. Matricule-se agora!

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade