PUBLICIDADE

Sousplat: O Que É, Como Usar +66 Modelos para Decorar a Sua Mesa

29 dez 2021 12h46
ver comentários
Publicidade

Quem não gosta de comer em uma mesa bonita e bem decorada? E para isso é necessário pensar em detalhes como escolha de copos, pratos, talheres e também há um detalhe que torna esse experiência uma refeição ainda mais agradável e atraente, o uso de sousplat.

Seja para deixar a mesa do dia a dia mais bonita ou para eventos especiais, o sousplat pode fazer toda a diferença. Aqui, vamos apresentar melhor esse item decorativo e mostrar como usar. Confira!

1. Sofisticada decoração de mesa com sousplat. Fonte: Pepe Rosso in Cucina

Compre produtos desta foto:

  • Guardanapo Kety - Estampado - L 30 x C 30 cm
  • Jogo de Talheres em Inox Basic Dourado - 01 Pessoa - 01 Pessoa
  • Sousplat Marseille - Rosa e Dourado - D 33 cm
  • Sousplat Gunderson - Azul - D 33 x A 2 cm

O que é sousplat e para que serve?

O sousplat é um item de origem francesa que significa "sob o prato". Ou seja, o nome já diz: o sousplat é uma peça que deve ser utilizada embaixo do prato. Isso cria uma espécie de moldura para o prato e protege a toalha de mesa de respingos de comida.

Tradicionalmente, o sousplat é mais usado em eventos que exigem um certo grau de formalidade, como casamentos. Porém, nada impede que você utilize ele também em casa. Ah e a pronuncia de sousplat é “suplá”.

Qual a diferença entre sousplat e jogo americano?

Afinal, qual a diferença entre sousplat e jogo americano? O sousplat é uma peça que serve de apoio apenas para os pratos, enquanto o jogo americano se trata de um conjunto de pequenas toalhas que serve de apoio para pratos, talheres, guardanapos e diferentes tipos de taças e copos.

2. Modelo de sousplat de crochê amarelo. Fonte: Arte Decore

Compre produtos desta foto:

  • Jogo de Copos para Água em Vidro Iara - Transparente - 390ml
  • Jogo de Anéis para Guardanapo em Inox Espiral Acobreado Artemi - D 4 cm
  • Jogo de Talheres em Inox Kachi Bambu Classic - 01 Pessoa
  • Sousplat Marseille - Amarelo e Dourado - D 33 cm

O sousplat para pratos é decorativo, mas também é bem funcional. Além de proteger contra manchas, ele serve como base durante a troca de pratos na refeição e também auxilia na decoração da mesa de jantar.

Antigamente, o mais comum era encontrar sousplats de louça. Com o tempo foram surgindo mais modelos feitos com materiais variados, como plástico, crochê e os mais diversos tecidos.

3. Inspiração de decoração de mesa para um jantar romântico. Fonte: Artesanato em Cobre

Compre produtos desta foto:

  • Prato Fundo em Vidro Carly Arc - Branco - A 3,3 x D 22 cm
  • Caneca Americana em Vidro Isa - Vermelha - 270ml
  • Capa de Sousplat Anabela - Bordô - D 31 cm
  • Sousplat Cherry - Vermelho - D 33 cm

Para te ajudar a deixar a sua mesa ainda mais bonita e de encher os olhos, nós vamos mostrar alguns modelos de sousplat durante o texto e em uma galeria ao final. Inspire-se!

Conheça alguns tipos de sousplat

O sousplat sempre deve ser maior que o prato, afinal, ele está ali para proteger a toalha de mesa e, claro, a sua beleza dá um toque todo especial à decoração. Existem diversas formas de como fazer sousplat e mesmo no mercado é muito fácil encontrar sousplat de várias cores e materiais, portanto você precisa saber bem qual a cartela de cores e que estilo de decoração você está buscando para a sua mesa.

Na foto abaixo, por exemplo, o sousplat de crochê rosa se harmonizou super bem com o conjunto de xícaras brancas super delicadas dando um ar feminino na decoração da mesa.

4. Decoração delicada com sousplat de crochê rosa. Fonte: Revista Mulheres

Compre produtos desta foto:

  • Jogo de Bandeja e Bolws Kentucky - Branco e Preto - L 12 x A 3,8 x C 28 cm
  • Jogo de Xícaras para Chá em Cerâmica Madeleine 06 Pessoas - Branco - 160ml
  • Jogo de Pratos para Sobremesa em Cerâmica Roma Branco - 06 Pessoas - D 20,5 x A 2,5 cm
  • Sousplat Nantes - Bege e Dourado - D 33 cm

Como fazer sousplat bonito e barato?

Você mesmo pode aproveitar diferentes técnicas de artesanato para fazer um sousplat bonito e barato. Confira abaixo algumas sugestões incríveis para você mesmo aprender como fazer sousplat bonito e barato de forma simples. Veja!

Sousplat de crochê

Uma forma de como fazer sousplat e que é muito utilizado aqui no Brasil são os sousplat de crochê, que são tão populares quanto o clássico tapete de crochê. Existe uma variedade enorme de sousplat de crochê, afinal eles podem ser feitos com linhas de diversas cores, com desenhos diferentes ou mesmo um sousplat de crochê com ponto cheio, assim eles ficam mais altos e dão um toque especial na decoração de sua mesa.

Outra vantagem ao utilizar o sousplat de crochê é que ele pode ser lavado facilmente e não é necessário ficar pensando que tipo de material pode ser utilizado para limpá-lo, basta colocar na máquina de larvar roupas e logo logo ele estará pronto para ser usado de novo.

5. Lindo modelo de mesa decorada com sousplat MDF. Fonte: Fátima Valdes

Compre produtos desta foto:

  • Guardanapo Antany em Poliéster - Branca - L 45 x C 45 cm
  • Taça Mendes - Transparente - L 8 x A 16 x P 8 cm
  • Sousplat em Vidro Jesse - Transparente - D 32 cm
  • Sousplat Donna - Bege - L 33 x A 2 x P 33 cm

Sousplat MDF

Outra maneira de como fazer sousplat é utilizando MDF. Os sousplat MDF podem receber detalhes bem bonitos e eles também são fáceis de limpar. Para limpar o sousplat MDF basta utilizar um pano úmido com um pouco de sabão neutro ou álcool.

Se você preferir, também é possível fazer um sousplat MDF revestindo com tecido, assim como no modelo abaixo.

6. Sousplat MDF revestido com tecido. Fonte: Shopee

Sousplat de tecido

Os sousplat de tecido conseguem deixar a decoração da mesa muito delicada. Abaixo, você pode conferir uma mesa linda decorada com sousplat de tecido dourado combinando com um delicado detalhe no jogo de taças de vidro.

Alguns sousplat de tecido recebem detalhes na beirada ou mesmo renda, garantindo um toque delicado e feminino para a decoração da mesa.

7. Mesa decorada com sousplat de tecido dourado. Fonte: Mary Costa Photography

Sousplat dourado

O sousplat dourado é excelente para decoração de mesas mais requintadas, como em um casamento ou mesmo para a decoração da mesa da ceia de natal ou ano novo.

Se você quiser muito um sousplat dourado mas tem medo da decoração da mesa ficar carregada, também existem algumas opções de sousplat dourado onde o tom só é aplicado na borda do sousplat, assim como na foto abaixo.

8. Modelo de sousplat de tecido super delicado para decoração de mesa em tons de azul e branco. Fonte: Você Precisa Decor

Modelos de sousplats diferentes

Uma maneira bem criativa e divertida de como fazer sousplat é utilizando disco de vinil. Esse modelo de sousplat fica perfeito para um jantar ou almoço temático.

Para um evento ao ar livre com uma temática mais rústica, opte por um sousplat de corda ou de rattan, a mesa vai ficar linda.

9. Decoração de mesa de casamento com sousplat dourado. Fonte: Casa de Valentina

Como montar mesa com sousplat?

Tradicionalmente o sousplat era usado apenas em refeições completas, ou seja, que incluíssem entrada, prato principal e sobremesa. Porém, hoje em dia essa regra não precisa necessariamente ser aplicada.

O ideal é que o sousplat já esteja na mesa antes dos convidados chegarem e talheres, copos, guardanapos e outros itens da mesa não devem ficar sobre ele. Caso queira, em eventos mais informais você pode usar o sousplat em conjunto com o jogo americano de crochê ou outro material, sobre o qual você pode acomodar tudo o que citamos anteriormente.

10. Se você achar se o sousplat dourado pode deixar a decoração muito exagerada, opte por um modelo de sousplat onde o dourado fique apenas na borda. Fonte: Amber & Muse

Ah, confira sempre se o sousplat está limpo. Caso ele fique sujo, coloque-o para lavar e use outro em seu lugar. Peças de vidro e metal podem ser escorregadias e fazer barulhos agudos com o atrito com o prato, portanto o mais recomendado seria usar um toalha ou alguma proteção entre ambos.

Tenha cuidado também com a distância da borda da mesa. Deixando o sousplat a no mínimo 2,5 cm da borda, ele possivelmente não vai entrar em contato direto com as roupas dos convidados, o que pode evitar acidentes.

11. Uma maneira criativa e divertida de como fazer sousplat é utilizando disco de vinil. Fonte: Sohu

Uma dica para quem vai utilizar sousplat na mesa é observar se o modelo não é escorregadio, assim você evita acidentes e que seus convidados fiquem constrangidos.

Veja como montar o sousplat na mesa

Confira nossa galeria para mais inspirações com sousplat

12. Mesa decorada com sousplat de corda. Fonte: Artesanato em Cobre
13. Antes de utilizar os sousplat para pratos observe se ele não é escorregadio, assim você evita acidentes. Fonte: Casa e Construção
14. O modelo de sousplat com rattan garante um toque rústico na decoração de mesa. Fonte: Mary Costa Photography
15. O sousplat de vidro com detalhes em pérola trouxe delicadeza para a mesa em tons escuros. Fonte: Avery Street Design Blog
16. Decoração de mesa simples e bonita para o natal. Fonte: Mariana Flores de Camino
17. Decoração de mesa rústica com flores brancas e azuis. Fonte: Providence Design
18. Modelo de sousplat para mesa rústica. Fonte: Quality Bath
19. Esse modelo de sousplat para pratos com estampa trás um toque de delicadeza para a decoração. Fonte Sohu
20. Decoração de mesa com muitas flores. Fonte: Arte Decore
21. Linda mesa decorada em tons de azul e branco. Fonte: Arte Decore
22. Decoração linda para mesa com sousplat preto. Fonte: Arte Decore
23. Decoração linda e super delicada para decoração da mesa de páscoa. Fonte: Decor Fácil
24. Decoração simples para mesa de jantar. Fonte: Decor Fácil
25. Mesa com sousplat de tecido estampado. Fonte: Arte Decore
26. Decoração de mesa em tons neutros. Fonte: Arte Decore
27. O sousplat de madeira trouxe um troque rústico para a mesa de natal. Fonte: Country Living Magazine
28. Modelo de sousplat preto. Fonte: Arte Decore
29. Mesa de vidro com sousplat de crochê e guardanapo florido. Fonte: Country Living Magazine
30. Inspiração de mesa decorada para ocasiões especiais. Fonte: Arte Decore
31. Mesa romântica decorada com flores e sousplat de vidro com pérolas. Fonte: Arte Decore
32. Modelo de sousplat de crochê. Fonte: Revista Artesanato
33. Delicada decoração de mesa com porta guardanapos e sousplat de crochê em tons suaves. Fonte: Amo Decorar
34. Uma forma de como fazer sousplat de crochê é com o ponto mais cheio, assim ele fica mais alto e se destaca na mesa. Fonte: Amo Decorar
35. Decoração para mesa de jantar em tons de preto e branco com porta guardanapos. Fonte: Merve Asrak
36. Modelo super delicado e sofisticado de sousplat dourado para decorar a sua mesa com mais requinte. Fonte: Decor Fácil
37. Esse modelo de sousplat de tecido mostra que nem sempre ele precisa ser redondo, você também pode brincar com as formas do item para uma mesa mais moderna. Fonte: Elo7
38. Decoração simples e delicada com sousplat de crochê cor de rosa. Fonte: Ideias Decoração
39. Sousplat de corda ou sousplat palha formam uma linda composição na mesa. Fonte: Lolafá
40. Inspiração super delicada e simples para decoração de mesa. Fonte: Kristi Murphy
41. Decoração de mesa com inspiração navy em tons de dourado, branco e azul marinho. Fonte: 100 decors
42. Linda inspiração para mesa decorada com detalhes românticos com prato estampado com flores e sousplat redondo rosa antigo. Fonte: MODWedding
43. Vai fazer um casamento na praia? Está ai uma linda inspiração de como decorar a mesa com jogos americanos em formato de folhas trazendo um ar divertido e rústico para a mesa. Fonte: DcorStore Blog
44. Decoração de mesa delicada com sousplat de renda. Fonte: Arte Decore
45. Decoração de mesa em tons de azul e branco com bastante flores e sousplat redondo. Fonte: Trendir
46. O sousplat palha é perfeito para decoração de mesa rústica com suculentas. Fonte: Wedding Therapy
47. Sousplat barato e branco com prato que imita mármore. Fonte: Lolafá
48. Você pode combinar seu sousplat barato com o restante da decoração da mesa. Fonte: Arte Decore
49. Aqui, o sousplat é da mesma cor que os pratos. Fonte: Ideias Decoração
50. Nessa mesa são usados dois sousplats de crochê redondo. Fonte: Arte Decore
51. Como os pratos são brancos, o sousplat barato e azul dá um toque de cor à mesa. Fonte: Decoração de Ambiente
52. Sousplat de crochê bege em mesa de café da manhã. Fonte: Amo Decorar
53. O algodão cru dá peças de crochê atemporais e neutras. Fonte: Mariza Crochet Designer
54. Sousplat de crochê vermelho com pratos floridos. Fonte: Ponteando
55. O sousplat dourado dá um ar sofisticado à mesa. Fonte: The Eternity Rose
56. Outro exemplo de uso de sousplat redondo dourado. Fonte: Arte Decore
57. Nessa mesa, o sousplat combina com as flores. Fonte: Home Staging Deco Interior
58. Os tecidos floridos são pouco usados em sousplats, mas ficam lindos. Fonte: Artes da Lila
59. Sousplat vermelho escuro em mesa de jantar romântico. Fonte: Decorei
60. A combinação de vermelho e dourado fica ótima. Fonte: Wattpad
61. O sousplat palha ou folha podem ser  usados como sousplat em festa a céu aberto. Fonte: Weddbook
62. Sousplat  redondo vermelho combinando com a decoração da mesa. Fonte: Arte Decore
63. Sousplat de crochê branco com detalhes vermelhos e pretos. Fonte: Revista Casa e Construção
64. A cor do sousplat destaca o detalhe dos pratos de mesma cor. Fonte: Living With Thanksgiving
65. Sousplat redondo branco com prato branco. Fonte: Lolafá
66. A decoração vermelha, preta e branca deixa a decoração bem dramática. Fonte: Arte Decore

Confira algumas dicas de como montar a mesa ideal

Infográfico – Como montar a mesa ideal
Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade