PUBLICIDADE

Sofá: saiba a importância da limpeza desse estofado

Por possuir muitas frestas, o sofá acaba sendo o principal vilão para aqueles que possuem alergias (COM VÍDEO)

5 ago 2022 - 09h06
Ver comentários
Publicidade
Por ser um estofado, o sofá costuma acumular sujeiras nas tramas mais profundas do tecido
Por ser um estofado, o sofá costuma acumular sujeiras nas tramas mais profundas do tecido
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Para quem possui alergia, qualquer poeirinha pode ser fatal, não é mesmo? Basta o mínimo contato e pronto, já se instaura uma crise. Apesar de, na maioria dos casos, surgir quando se está em um ambiente externo, é possível ter crises alérgicas em casa também. E é por isso que todo cuidado é pouco, principalmente com os móveis.

Nesse sentido, é muito importante ficar atento a todo e qualquer vestígio de poeira em casa. Eletrodomésticos como o aspirador de pó e pequenos hábitos de limpeza como o uso de pano umedecido serão seus maiores aliados em momentos como esse.

Só que, existe um vilão que quase ninguém levanta suspeita e ele é o sofá. Sim, ele mesmo! O protagonista da sala de estar de todos os brasileiros muitas vezes esconde sujeirinhas que servem como gatilho para as crises de alergia.

Isso acontece porque as fibras do sofá servem como esconderijo, fazendo com que o pó se acumule facilmente. E por conta dessas frestas quase secretas, há uma certa dificuldade de manter esse item limpo. 

Além disso, mesmo que você mantenha uma rotina diária de limpeza, as sujeiras podem continuar ali. Essas fibras possuem camadas tão profundas que acaba sendo necessária a ajuda de um profissional especializado na limpeza deste móvel.

Para alérgicos, o ideal é sempre optar pela higienização profissional de estofados
Para alérgicos, o ideal é sempre optar pela higienização profissional de estofados
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Fritz Paixão, diretor executivo de uma empresa especializada em higienização de sofás explica que:

"É comum as pessoas pensarem que a limpeza profissional, por contar com a ajuda de produtos, seja uma péssima escolha para quem é alérgico. Por isso, na hora de escolher a empresa certa, é preciso conhecer quais são os produtos que são utilizados. A grande maioria é a base de água e que não traz nenhum tipo de prejuízo para a saúde de quem contrata o serviço".

Segundo Fritz, existem ainda outros métodos que ajudam a preservar essa limpeza especializada realizada por profissionais. Trata-se da blindagem, um método que promove a impermeabilização de sofás, estofados e colchões. O lado bom é que, além de ajudar pessoas alérgicas, a blindagem também pode aumentar em ate 3x a vida útil da peça, já que passa a proteger o tecido do móvel.

Quando realizada após a limpeza, ela facilita a manutenção diária, evitando que a poeira volte a acumular com mais facilidade e, entre outros benefícios, protege contra a queda de líquidos. Quanto a frequência, o especialista recomenda que essa limpeza mais profunda no sofá seja realizada pelo menos uma vez por mês.

Dicas práticas para manter o sofá limpo:

Se você ainda não consegue pagar um profissional especializado em estofados para realizar uma higienização profunda no sofá, se prepare! Separamos algumas dicas que podem ser úteis para aliviar os alérgicos de plantão. Confira:

  • Use o aspirador de pó diariamente: para isso, você pode utilizar um bocal menor do aspirador para alcançar os mínimos locais do sofá que costumam acumular poeira;
  • As escovas também podem te ajudar: a dica para não danificar seu móvel é utilizar escovas de cerdas macias. Essa é uma ótima forma de retirar pelos dos pets, poeiras e até mesmo poeiras encrostadas nas tramas do estofado;
  • Perfume o seu sofá: outra forma de manter seu sofá limpinho após essas duas primeiras etapas é deixando ele mais cheiroso. Para isso, você vai precisar de um borrifador, água, ¼ de álcool e um pouquinho de amaciante. Depois, basta misturar tudo e utilizar no seu sofá. Lembre-se de usar pouca quantidade e deixar depois o móvel em um local arejado, tudo bem?

Confira também o vídeo a seguir:

Fonte:Fritz Paixão, CEO da rede especializada em higienização de estofados CleanNew.

Alto Astral
Publicidade
Publicidade