PUBLICIDADE

Piso de madeira: 4 dicas de como mantê-lo com aspecto de novo

Entenda como a manutenção do piso de madeira é essencial para manter o material sempre bonito

2 ago 2022 - 17h51
Ver comentários
Publicidade
Saiba como limpar corretamente o seu piso de madeira
Saiba como limpar corretamente o seu piso de madeira
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Conforto e estética são características extremamente desejadas em qualquer projeto ou reforma, não é mesmo? Para conseguir isso, uma das principais dicas é apostar no piso de madeira, que é muito versátil e, por isso, pode ser utilizado em variados ambientes.

E, apesar de limpeza e manutenção serem questões que podem preocupar aqueles que têm o sonho de obter um piso de madeira, essa preocupação não é necessária, basta conhecer os cuidados e produtos corretos.

A partir disso, o piso de madeira não apenas vai continuar bonito por mais tempo, como também vai durar muito mais. Confira dicas para realizar a limpeza e a manutenção do material:

Vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó

Ao iniciar a limpeza, é fundamental remover o excesso de poeira que se acumula na superfície. E, para isso, a vassoura de cerdas macias é a aliada ideal.

Outra boa sugestão é recorrer ao aspirador de pó, mas lembre-se de usar sempre um bocal com cerdas na extremidade para não correr o risco de danificar o piso.

O aspirador de pó é uma ótima opção para limpar o piso de madeira - Shutterstock
O aspirador de pó é uma ótima opção para limpar o piso de madeira - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Pano umedecido

Após tirar a camada mais grossa de poeira, é a hora de utilizar um pano de chão úmido e um rodo (ou um esfregão com pouca água) para limpar toda a área.

Nessa etapa, o mais importante é que o pano ou esfregão esteja somente umedecido. E, caso você observe que o chão ficou com excesso de água, passe um pano seco e macio.

Limpeza profunda com segurança

Outro ponto muito importante ao fazer a limpeza do piso é buscar produtos feitos à base de água com a função específica de ajudar na manutenção de pisos de madeira. Além disso, é interessante buscar por produtos ecologicamente corretos, capazes de remover sujeiras sem prejudicar o piso, a saúde de quem irá fazer a limpeza ou até mesmo o bem-estar de bebês e pets que estarão em contato com o material depois da limpeza.

Cuidados com o verniz

Na hora da limpeza, também é interessante optar por produtos que não agridam o verniz, já que é ele que protege a madeira, mantendo a beleza natural do piso e garantindo maior durabilidade. Além disso, evite o uso de cera, pois ela impregna no verniz, e com isso, deixa a madeira desprotegida contra a luz, o que pode causar mudanças de tonalidade.

E atenção: tome cuidado também na hora de arrastar móveis pesados para a limpeza. Uma ideia é instalar feltro embaixo dos móveis, para que eles não danifiquem o piso ao serem movidos.

Fonte: Indusparquet, empresa do segmento de madeira tropical maciça.

Alto Astral
Publicidade
Publicidade