PUBLICIDADE

Passo a passo para plantar tomates em vasos

Quer usar os tomates plantados no quintal em suas receitas? Te mostramos como cultivar plantas saudáveis em recipientes:

24 jul 2022 - 19h09
Ver comentários
Publicidade
-
-
Foto: K. Dave/the spruce / Casa.com

Nada lembra o verão tanto quanto saborosos tomates caseiros! Fáceis de cultivar, os tomates produzem toneladas de frutas, tornando-os a planta perfeita para iniciantes.

Mas e se você tiver pouco espaço ou não quiser se comprometer com canteiros elevados? Você ainda pode cultivar tomates? A resposta é sim!

Continue lendo para aprender a cultivar tomates em vasos:

Dicas de cultivo de tomate para iniciantes

Os tomates são ótimos candidatos para jardinagem em vasos. No entanto, você precisa escolher o tipo certo. Vamos começar com o básico.

Existem dois tipos de tomates que você pode cultivar: indeterminado e determinado. Os tomates indeterminados são o tipo mais comum de tomateiro.

Em videiras, eles continuam a crescer e produzir frutas durante toda a temporada até a primeira geada. Variedades indeterminadas podem crescer de 0,9m a 1,5m de altura ou mais e requerem estacas, gaiolas ou treliças para crescerem na vertical. Eles também exigem poda.

-
-
Foto: TTHME/Reprodução / Casa.com

tomates determinados são a melhor escolha para vasos. Eles são compactos e espessos e param de crescer mais cedo do que os tomates de videira.

Produzem uma quantidade definida de frutas que amadurecem em um período de quatro a seis semanas, o que é ideal para conservas. Variedades determinadas crescem apenas 0,6m 0,9m de altura e não requerem estaca ou poda. Aqui estão alguns dos melhores tomates determinados para vasos:

Tomates de pátio: Perfeito para pátios.

Bush Early Girl: Bom para fatiar.

Tiny Tim e Little Bing: Tomates cereja anões que são bons para petiscar.

Existem muitos outros tipos disponíveis, basta procurar plantas ou sementes rotuladas como "pátio", "compacto", "anão" ou "arbusto" para garantir que você escolha um tipo determinado que se dê bem em vasos.

Escolhendo vasos para tomates

-
-
Foto: Phần mềm Portable/Reprodução / Casa.com

Existem muitos tipos de recipientes que você pode usar para cultivar tomates em casa. Uma escolha popular é um balde de 5 galões com furos no fundo. Vasos de madeira ou vasos de metal são outra boa alternativa porque são mais largos e as raízes de tomate precisam de muito espaço para se espalhar.

Você também pode tentar plantar tomates em fardos de palha. Terminada a temporada, basta jogar a palha usada na pilha de compostagem. A opção mais fácil, no entanto, é cultivar tomates em vasos.

Escolha vasos com pelo menos 30 a 25 cm de diâmetro - quanto maior, melhor. Cada planta de tomate precisa de pelo menos 30 cm para crescer e produzir frutos. Qualquer vaso menor e vai secar rapidamente.

Você terá que regar as plantas com mais frequência, fazendo com que nutrientes e minerais sejam lavados do solo. Isso deixará seus tomates sem o alimento de que precisam para crescer.

Escolher pequenos recipientes para cultivar tomates também pode levar a níveis de umidade inconsistentes. O controle inadequado da umidade pode causar apodrecimento da extremidade da flor, rachaduras nos frutos e reduzir os rendimentos.

Como plantar tomates em um vaso

Agora que você escolheu sua variedade de tomate e o vaso certo, é hora de cultivar!

Existem duas maneiras de plantar tomates. O primeiro método é cultivar tomates a partir de sementes. Introduza as sementes dentro de casa 5 a 6 semanas antes da data final da geada. Quando as mudas estiverem com alguns centímetros de altura, separe as mais fortes para plantar em recipientes pelo resto do verão.

-
-
Foto: Gardening Know How/Reprodução / Casa.com

Se você está procurando uma maneira mais rápida e fácil de cultivar tomates, o segundo método é comprar plantas na loja. Escolha tomates compactos e verdes com folhas livres de manchas ou descoloração.

Se você iniciou suas próprias mudas ou comprou transplantes, plantar tomates em vasos e cuidar deles é o mesmo. Tudo o que você precisa para plantar seus tomates é um recipiente de bom tamanho com furos de drenagem, terra para vasos, fertilizante feito para tomates ou vegetais e suas plantas.

Encha um vaso com a mistura de envasamento, deixando 5 cm de espaço entre o topo do vaso e a linha do solo. O melhor solo de envasamento para tomates em vasos é aquele projetado especificamente para recipientes. Usar um bom meio de envasamento garantirá que seus tomates retenham os níveis adequados de umidade.

Retire o tomateiro do recipiente e, delicadamente, desembarace o torrão para dar às raízes uma vantagem inicial e evitar que elas fiquem presas no vaso. Uma boa dica para plantar qualquer coisa, sejam hortaliças ou flores, é regar bem as plantas antes de transplantar. Isso facilita a transição e os inicia logo em sua nova casa.

-
-
Foto: Reprodução/Pinterest / Casa.com

Faça um buraco para o tomate e certifique-se de que todas as raízes estejam no solo. Encha novamente com a mistura de envasamento, adicionando mais conforme necessário. Bata no solo para remover quaisquer grandes bolsas de ar, mas não o compacte com muita força.

Fertilizando plantas de tomate em vasos

-
-
Foto: Reprodução/Pinterest / Casa.com

A fertilização de tomates é muito importante para o cultivo de plantas saudáveis e produtivas em vasos. Como você precisa regar os vasos com mais frequência do que os canteiros, os nutrientes são expelidos do solo mais rapidamente. Por isso, aplique um fertilizante de liberação programada ao plantar seus tomates para dar um impulso.

Após duas semanas, comece a usar semanalmente um fertilizante solúvel em água com alto teor de fósforo. Misture o fertilizante nos primeiros centímetros do solo e regue bem.

Como regar as plantas de tomate

-
-
Foto: Happy Sprout/Reprodução / Casa.com

Coloque os tomates em pleno sol e regue diariamente, ou com mais frequência, conforme necessário. As plantas precisam de muita água para produzir frutos suculentos.

Enfie o dedo nos cinco centímetros superiores do solo para verificar se as plantas estão secas e precisam de uma bebida. Um bom truque para evitar que os tomates envasados sequem é usar cobertura morta ou palha para reter a umidade. Quer você tenha um grande quintal ou apenas uma varanda, é possível cultivar deliciosos tomates durante todo o verão!

* Via Gardening Know How

Casa.com
Publicidade
Publicidade