PUBLICIDADE

Painel ripado: dicas de como fazer o décor do momento

O painel ripado é um elemento que tem aparecido muito na decoração; veja como fazer na sua casa com preço em conta

19 mai 2022 18h05
ver comentários
Publicidade
O painel ripado serve tanto para decorar como para proteger as paredes
O painel ripado serve tanto para decorar como para proteger as paredes
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O painel ripado pode ser uma ótima alternativa para a decoração, especialmente no caso de ambientes como salas de TV ou escritórios, afinal esse é um item que traz certa elegância e ainda dá uma cara nova ao cômodo. Isso sem falar de toda a sua versatilidade,  já que a madeira deixa tudo com um ar moderno, não é mesmo?

Além disso, o painel ripado possui seu lado funcional, pois ainda ajuda a proteger melhor as paredes nas quais é aplicado. Sendo assim, ele não serve apenas para melhorar a estética do ambiente, como também é superfuncional e prático.

A grande questão é que, muitas vezes, esse item não é considerado na hora do projeto de decoração do lar, levando a ser construído em alguma reforma de renovação do lar.

Porém, há ainda outros fatores que podem espantar esse décor: seu preço. Por isso, a Alto Astral separou a seguir algumas informações sobre o painel ripado e como fazer um na sua casa sem precisar gastar tanto dinheiro. Confira:

O que é?

O painel ripado é uma técnica de marcenaria muito usada por quem quer trazer um toque orgânico e diferente para a decoração. Nela, são aplicadas ripas de madeira em uma parede, criando um efeito bem interessante nela.

Apesar de poder ser usada em vários ambientes e paredes diferentes, essa técnica costuma ser utilizada mais na parede em que é colocada a TV ou em paredes de escritório. Além disso, o painel ripado também pode ser aplicado no teto, ajudando até a esconder possíveis imperfeições nele.

É muito comum utilizar o painel ripado para dar destaque à TVs, por exemplo
É muito comum utilizar o painel ripado para dar destaque à TVs, por exemplo
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Além de seu poder na decoração, o painel ripado ainda o local, fazendo com que as paredes precisem de menos manutenção. Tudo isso com a vantagem de ser facilmente limpável com panos úmidos. Bem descomplicado, né?

Como fazer?

Como o painel ripado pode acabar sendo muito caro de comprar, a melhor opção, acaba sendo apostar no DIY e montar um você mesma. Para isso, várias pessoas da web vem apostando em algum outro material que fique parecendo madeira, mas que seja mais em conta. Para te ajudar com isso, trouxemos alguns vídeos com dicas de como fazer esse item de decoração. Veja abaixo:

@galvaohouse Pinel Ripado Fake gastando pouco! #reforma #diy #ripado #painelripado #decoracao #facavocemesmo #donadecasa #dicasdecasa ♬ som original - Lucas Galvão933
@engbrunolima Dicas de como fazer painel ripado com baixo custo 🤓 #tiktoker #dicas #dicas_utilidades ♬ Way down We Go - KALEO

Vale lembrar que a madeira ainda é considerada o melhor material para um painel ripado, por geralmente durar mais. Por isso, dependendo do seu orçamento, pode ser mais válido encomendar um painel ripado de madeira mesmo. Mas caso ache a ideia interessante e válida para o seu lar, mãos à obra e boa reforma, viu?!

Alto Astral
Publicidade
Publicidade