Maior praia de Guarujá, Enseada tem mais de 100 quiosques
A praia da Enseada, em Guarujá, no litoral sul de São Paulo, não é a maior do município apenas em tamanho. Ao longo de seus quase 6 quilômetros de extensão estão também a maior diversidade de atividades esportivas, a maior oferta de bares à beira-mar (são mais de 100 quiosques) e possivelmente o mar mais diverso – com ondas fortes do meio para o lado direito e águas mais pacatas no lado esquerdo.
Não à toa, é uma das mais procuradas pelos turistas, e também pelos moradores da cidade. Sua larga faixa de areia é ótima para caminhadas, corridas e eventos esportivos (várias partidas de vôlei e futebol de praia acontecem por lá, incluindo campeonatos profissionais).
A porção mais agitada do mar atrai muitos surfistas – durante o dia todo é possível ver o festival de pranchas zanzando pelas ondas. Na ponta oposta, as águas calmas são propícias para a entrada e saída de barcos. Séculos atrás, eram lá que aportavam navios com escravos. Hoje, são lanchas, jet-skis, veleiros e caiaques.
Seu movimentado calçadão e a avenida beira-mar (Miguel Stefano) são repletos de opções de lazer. Trata-se de um dos lugares mais badalados da cidade apelidada de “Pérola do Atlântico”: é o local com mais hotéis e pousadas no município, e alguns dos principais restaurantes, bares e casas noturnas do Guarujá ficam de frente para a Enseada.
É lá, por exemplo, que se destaca a arquitetura colonial do Casa Grande Hotel Resort & Spa. Tem um dos restaurantes mais elogiados da cidade (Thai, especializado em cozinha asiática); durante o verão, ficam abertos um shopping e uma casa noturna anexos ao empreendimento.
Também na Enseada fica aquele que se autoclassifica como o maior aquário da América do Sul, o Acqua Mundo. Seus 5,8 mil metros quadrados abrigam 49 recintos e mais de 1 milhão de litros de água. Há 8 mil animais de 235 espécies – tartarugas, tubarões, pinguins, jacarés, cobras, aves aquáticas, peixes amazônicos, raias, peixe-palhaço (aquele da animação Nemo) e vários outros de água doce e salgada.
Além da diversidade de opções, a Enseada oferece outro atrativo, sobretudo quando comparada com praias como a de Pitangueiras: não é permitido construir grandes edifícios na avenida beira-mar. Assim, quem está na praia pode aproveitar o sol durante o dia todo.
É claro que, com o perfil que tem, o bairro abriga grandes empreendimentos. Nas quadras mais afastadas, as opções têm crescido bastante nos últimos anos.