PUBLICIDADE

Lambe-lambe: aprenda a aplicar a tendência na parede em 5 passos

Paula Mesquita Lage, CEO da Fábrica de Graffiti da Colado.Art, ensina como aplicar e fazer a manutenção do lambe-lambe

9 jul 2024 - 19h09
Compartilhar
Exibir comentários

Na hora de decorar paredes, o lambe-lambe é sempre uma boa alternativa aos papéis de parede e texturas, além de ser uma opção econômica de faça você mesmo. A arte de rua é uma expressão artística que vem ganhando espaço em projetos de interiores, trazendo vida e personalidade para as casas com muita cor e criatividade.

E a aplicação do lambe-lambe é mais simples e prática do que se pode parecer. A empreendedora cultural Paula Mesquita Lage, CEO da Fábrica de Graffiti da Colado.Art, marca referência em lambe-lambes de atitude, dá dicas sobre como colar o lambe-lambe na parede.

Modelo Orixás, da Colado.art.
Modelo Orixás, da Colado.art.
Foto: Divulgação/Casa.com.br / Casa.com

Como aplicar lambe-lambe na parede

Serão necessários os seguintes materiais: kit lambe-lambe, cola branca, água, bandeja para cola, rolinho para cola e pano seco e limpo (opcional).

  1. Despeje um pouco da cola diluída em uma bandeja. Basta usar cola branca comum diluída em água com proporção de 1 para 1.
  2. Com o auxílio de um rolinho, aplique a cola diluída somente na área onde o próximo lambe-lambe será colado. Ao fazer um por um, você evita que a cola seque antes de aplicar o lambe-lambe.
  3. Alinhe o lambe-lambe na superfície em que foi aplicada a cola diluída, pressionando-o uniformemente até que todas as bordas estejam coladas.
  4. Com o rolinho, aplique uma nova camada de cola diluída por cima do lambe-lambe recém-aplicado. Essa camada de cola funcionará como um verniz protetor para o papel.
  5. Repita esse processo até aplicar todos os lambe-lambes na superfície desejada.

Onde aplicar o lambe-lambe

Modelo Cordel, da Colado.art.
Modelo Cordel, da Colado.art.
Foto: Divulgação/Casa.com.br / Casa.com

O lambe-lambe pode ser aplicado em várias superfícies, como em paredes com textura, na madeira e no gesso. No banheiro, pode ser aplicado, desde que não seja em áreas molhadas. "Caso deseje colocá-lo em áreas secas, mas que possam ter alguma umidade, é recomendado aplicar uma camada de verniz à base d'água após a instalação. Isso garantirá maior durabilidade e tornará a superfície mais resistente à água", ressalta Paula.

Em paredes com texturas leves, como o grafitado, o lambe-lambe também pode ser facilmente aplicado. Mas não são recomendadas aplicações em texturas com muitas ranhuras, como o chapisco. Já a madeira tem uma boa aderência à cola. "Mas não recomendo a aplicação em superfícies laminadas, por serem muito lisas. A baixa aderência à cola interfere na durabilidade da aplicação do lambe", salienta. E no gesso, é só mandar ver, pois o lambe-lambe tem ótima aderência a ele.

Como retirar o lambe-lambe da parede

Segundo Paula Lage, o lambe-lambe é indicado inclusive para quem deseja decorar um ambiente em imóveis alugados. "A aplicação é tão simples que não causa nenhum desgaste ou estrago na parede. Além disso, ao se mudar do imóvel, retirar o lambe-lambe é mais fácil do que pintar por cima dele", explica.

A proprietária da Colado.Art também dá dicas para retirar o lambe-lambe da parede, até mesmo para quem se cansou daquela imagem e quer trocar por um novo, por exemplo. Primeiro, é recomendado lixar a superfície para retirar todas as rugas e a camada externa do papel. Feito isso, basta rolar a tinta por cima.

"Se a pessoa for mais perfeccionista e não quiser nenhum rastro do lambe-lambe na parede, basta molhar bastante a superfície por pelo menos três vezes até que o papel amoleça. Em seguida, vale raspar o papel com uma espátula e finalizar passando uma esponja para retirar todo o resíduo e então pintar", detalha.

Vale lembrar que o lambe-lambe não exige manutenção. "A camada de cola funciona como uma espécie de verniz, portanto não há risco de rasgar o lambe. Ele fica firme, rígido e bem aderido à parede. Vez ou outra, vale usar um pano seco para tirar a poeira", conclui.

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade