PUBLICIDADE

Dicas para saber com que frequência regar suas plantas

Diferentes plantas precisam ser regadas com diferentes frequências; descubra como saber de quanta água as suas necessitam

17 mai 2024 - 15h12
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Assim como para os seres humanos, a água também é de extrema importância na vida das plantas. Afinal, elas precisam desse líquido para fazer a fotossíntese e conseguir energia para a sua sobrevivência e para vários outros processos importantes.

Por isso mesmo, é importante lembrar de regar as plantas com a frequência correta. Sem isso, elas ficarão com suas folhas caídas e podem chegar a morrer. Contudo, também não é legal exagerar na dose! Água demais pode fazer com que as raízes apodreçam.

Saiba de quanta água as plantas precisam?
Saiba de quanta água as plantas precisam?
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Mas, então, como saber a quantidade e a frequência corretas? Isso vai depender de vários fatores, sendo um deles a espécie da planta. Os cactos, as suculentas e as espadas-de-São-Jorge, por exemplo, são plantas que não precisam de tanta água, enquanto hortênsias, campânulas e rosas são algumas das que necessitam de bem mais.

Assim, vale pesquisar qual a regra no caso da sua planta em específico. Entretanto, além da espécie, há outros fatores que podem te ajudar a saber quanto regar os seus vasos. Veja a seguir algumas dicas:

Analise as folhas da planta

Uma das principais dicas para saber de quanta água as plantas precisam é analisar suas folhas. Quanto mais finas e delicadas elas forem, de mais necessitam, como é o caso das samambaias e das hortaliças. Já plantas como as suculentas, com folhas grossas, conseguem armazenar água nelas e, por isso, podem ser regadas com menos frequência.

Pense na quantidade de luz solar, temperatura e umidade

O clima e o ambiente ao redor da planta também podem interferir nessa questão. Se a planta estiver tomando muito sol, o dia estiver muito quente ou a umidade do ar estiver muito baixa, por exemplo, dê uma analisada na aparência dela. Ela pode precisar ser regada antes do esperado.

Pense na fase de floração

Caso sua planta estiver na fase de floração, lembre-se de regá-la mais. Isso porque, nesse momento, há uma maior evaporação do líquido. Quando a planta já está com flores, essa necessidade continua maior.

Considere as chuvas

Sua planta está na varanda ou do lado de fora? Então, ela não vai precisar ser regada com tanta frequência em épocas de chuva.

Truque da porcentagem do vaso

Se você não tiver muita certeza de quanto líquido colocar no vaso, existe um truque bem útil para saber de quanta água as plantas precisam. Isso porque, na maior parte dos casos, algo entre 5 e 10% do vaso de água vai estar bom.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade