Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como a iluminação pode afetar seu ciclo circadiano

O ciclo circadiano é o relógio biológico do corpo e a iluminação correta pode te ajudar a criar ambientes mais confortáveis

13 fev 2023 - 19h18
Compartilhar
Exibir comentários

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que a escolha da luz no ambiente pode impactar diretamente no seu bem-estar. Pois é, mas o que nem todo mundo sabe é que o mecanismo que influencia o nosso relógio biológico e ajuda o organismo a se regular entre o dia e a noite é chamado de ciclo circadiano, do latim circa (cerca) e diem (dia), ou seja, cerca de um dia.

A iluminação circadiana é um dos conceitos da bioarquitetura, vertente que remete ao bem-estar dos elementos da natureza, em especial a iluminação e ventilação natural. Trata-se de um recurso para desenvolver ambientes com iluminações que obedeçam ao ciclo circadiano, mesmo que artificialmente, oferecendo todo conforto e funcionalidade.

Durante o dia, a iluminação circadiana auxilia o corpo a manter-se alerta. À noite, faz com que ele relaxe. Como a luz natural varia de acordo com o horário, na iluminação artificial conseguimos reproduzir essas variações com a ajuda das temperaturas de cor medidas em Kelvin e fundamentais para controlar, auxiliar e influenciar nosso organismo na produção de hormônios.

"A luz é um dos fatores que mais interfere nesse ciclo e auxilia o nosso corpo a entender o momento certo de cada coisa quando não estamos expostos a luz natural, por exemplo, acordar, estar ativo, trabalhar, relaxar e dormir", explica Lígia Nunes, gerente de marketing da LLUMM, empresa especialista em iluminação de alta potência e iluminação decorativa.

Saiba como ajustar a melhor luz para variados momentos do dia:

Luz branca quente

A luz solar estimula a produção de dopamina, hormônio do prazer. Em um ciclo circadiano saudável, conforme o dia escurece o corpo produz a melatonina, hormônio que regula e aumenta a qualidade do sono. Capazes de estimular a produção de melatonina, as luzes quentes tornam o ambiente mais aconchegante, relaxante e garantem mais equilíbrio entre a mente, corpo e emoções.

Luz branca fria

Por outro lado, luzes frias estimulam o foco e a concentração e por estarem associadas à produção do cortisol, hormônio do estresse, muitas vezes podem afetar a sensação de tranquilidade, humor e até mesmo o sono.

A LUMM tem uma plataforma para quem deseja aprender mais sobre iluminação! Acesse o Campus LLUMM em https://campusllumm.com.br e inscreva-se gratuitamente para ter acesso a tudo o que você precisa saber sobre iluminação!

Casa.com
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade