PUBLICIDADE

Banheiro brasileiro x banheiro americano: você conhece as diferenças?

Ralo somente na pia e área de banho? Cortina no lugar do box? Essas são algumas das curiosidades que diferenciam os banheiros dos Estados Unidos e do Brasil

4 dez 2023 - 15h57
Compartilhar
Exibir comentários

Banheiro é algo universal, mas existem diferenças culturais e arquitetônicas entre os cômodos do Brasil e dos Estados Unidos que poucas pessoas conhecem e acabam virando fatos curiosos.

Box Certo, da Ideia Glass
Box Certo, da Ideia Glass
Foto: Ideia Glass/Casa.com.br / Casa.com

Para ajudar a entender melhor as particularidades dos banheiros americanos, e vice-versa, a Ideia Glass, empresa especializada em kits e ferragens para boxes e portas divisórias de ambiente, destaca as 5 diferenças mais perceptíveis entre eles. Veja abaixo:

Limpeza e higienização

Projeto de Adriana Diegues.
Projeto de Adriana Diegues.
Foto: Gustavo Awad/Casa.com.br / Casa.com

Enquanto no Brasil é comum usar água sanitária para limpar o vaso, nos Estados Unidos a limpeza é feita com produtos químicos em forma de pastilha ou gel, que normalmente são misturados em alta quantidade.

Banheiro americano com banheira e cortina.
Banheiro americano com banheira e cortina.
Foto: Francesca Tosolini/Unsplash / Casa.com

Por outro lado, o brasileiro está acostumado a lavar o cômodo com água e sabão, esfregando todas as regiões. Muitas vezes essa técnica não é possível nos banheiros americanos, já que o espaço possui ralo somente na área do chuveiro ou banheira.

Portas e fechaduras

Projeto de Angelina Bunselmeyer.
Projeto de Angelina Bunselmeyer.
Foto: Luiz Franco/Casa.com.br / Casa.com

Nos banheiros americanos, é comum ter portas que se fecham automaticamente e fechaduras que precisam ser destrancadas por dentro. No Brasil, é mais comum ter portas que ficam abertas e fechaduras que podem ser destrancadas tanto por dentro quanto por fora.

Cortina de plástico e box de banho

-
-
Foto: Andrea Davis/Unsplash / Casa.com

Enquanto no Brasil a maioria dos banheiros possuem box de banho com portas de vidro, nos Estados Unidos é comum encontrar casas, apartamentos e até mesmo hotéis que ainda utilizam cortinas de plástico para cobrir a área.

Já nos lares brasileiros, o box de banho acaba virando uma peça indispensável e que é escolhido levando em consideração o design e acabamento, segurança, tamanho e abertura.

-
-
Foto: Ideia Glass/Casa.com.br / Casa.com

Além de transformar o cômodo, o box de banho traz mais privacidade e praticidade no dia a dia. É um objeto que possui modelos capazes de atender as mais variadas necessidades dos moradores e pode ser higienizado com facilidade, diferente das cortinas de plástico que precisam ser retiradas sempre que forem lavadas.

Tamanho e espaço

Projeto de Kimberly Peck em Nova York.
Projeto de Kimberly Peck em Nova York.
Foto: ddreps/BowerBird / Casa.com

Os banheiros americanos costumam ser maiores que os brasileiros, especialmente em casas mais novas e modernas. Além disso, eles costumam ter mais espaço entre os equipamentos sanitários e as paredes.

Projeto de Studio 92 Arquitetura.
Projeto de Studio 92 Arquitetura.
Foto: Mariana Orsi/Casa.com.br / Casa.com

Geralmente, os brasileiros estão acostumados a dividir um banheiro relativamente pequeno com outras pessoas da família, detalhe que parece diminuir ainda mais o cômodo.

Chuveiros e banheiras

-
-
Foto: Chastity Cortijo/Unsplash / Casa.com

Os banheiros americanos geralmente possuem banheiras, enquanto no Brasil os chuveiros são mais comuns e elétricos. Enquanto isso, nos Estados Unidos os chuveiros possuem aquecimento a gás e duchas.

Na foto, o Box Flex, da Ideia Glass.
Na foto, o Box Flex, da Ideia Glass.
Foto: Ideia Glass/Casa.com.br / Casa.com

Em relação as banheiras também existem uma diferença! As banheiras americanas costumam ser maiores e mais profundas que as brasileiras, oferecendo mais conforto. O utensilio acaba se tornando um item indispensável em muitas casas.

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade