5 tipos de divisórias de ambiente com dicas e projetos para se inspirar
As divisórias são necessárias em qualquer projeto de arquitetura. Veja exemplos de divisórias em madeira, drywall, tecido, vidro e cobogó.
As divisórias de ambientes são necessárias em qualquer projeto de arquitetura, elas delimitam cada cômodo e, quando utilizadas adequadamente, colaboram com a otimização do espaço. Mesmo em ambientes integrados - a tendência das casas e apartamentos contemporâneos - as divisórias ainda aparecem, mesmo que de forma não tradicional, em modelos vazados ou móveis.
Confira abaixo alguns tipos de divisórias e dicas de uso oferecidas pelo Shopping Interlar Interlagos:
1. Divisória de ambiente de madeira
Se a busca é por uma decoração mais natural e rústica, mas sem perder a elegância, as divisórias de ambiente de madeira são uma ótima opção. São muitos os modelos que se utilizam desse material, mas os chapados lisos, os vazados ou os de treliça são os mais procurados.
A madeira também é muito usada em biombos, que têm a vantagem de ser divisórias móveis, permitindo a mudança da configuração do ambiente.
2. Divisória de ambiente de tecido
https://br.pinterest.com/pin/1065945805540824885/
Divisórias de ambiente de tecido são simples e funcionais. As cortinas de tecidos opacos, funcionam bem para quem precisa de ambientes bem protegidos da luminosidade. Já os tecidos mais leves, translúcidos permitem a passagem de luz natural de uma forma mais suave. Biombos feitos de tecidos também são uma boa opção de divisória, com a vantagem de serem móveis, adaptando-se às necessidades de mudança.
3. Divisória de ambiente de drywall
Para quem necessita de divisórias fixas, incorporadas à decoração da casa, o uso do drywall é sem dúvida uma pedida das mais práticas. De fácil instalação, esse material se adapta a qualquer espaço e permite que se crie nichos de decoração na própria divisória além de embutir a iluminação garantindo um toque a mais de sofisticação aos ambientes.
4. Divisória de ambiente de vidro
A maior vantagem desse tipo de divisória é permitir a passagem da luz natural. Nas residências, ela aparece com frequência na separação da cozinha e lavanderia, mas também pode ser aplicada de jeitos mais inusitados, como neste quarto, com tijolinhos de vidro.
As opções de vidros canelados e jateados para locais que exigem mais privacidade amplia ainda mais o leque de possibilidades.
5. Divisória de ambiente de cobogó
Cobogó é a denominação dada ao elemento vazado, normalmente feito de cerâmica, barro ou cimento, que, usado como divisória de ambientes, assegura maior ventilação e luminosidade no espaço.
Disponíveis em cores e formas variadas, eles conseguem dividir sem segregar os ambientes completamente e dão um charme especial onde são aplicados.