Carcinoma basocelular: entenda o diagnóstico de Fernanda Rodrigues
A atriz, diagnosticada com o câncer de pele em 2024, contou em suas redes sociais que irá realizar uma nova cirurgia de remoção
Nesta semana, Fernanda Rodrigues revelou em suas redes sociais que irá realizar uma nova cirurgia para tratar um carcinoma basocelular. A atriz já havia passado pelo procedimento de remoção no ano passado, quando foi diagnosticada com câncer de pele. No entanto, assim como ocorre em muitos casos, o tumor reapareceu.
"Tive uma manchinha na testa há um ano, minha mãe teve câncer de pele, meu cunhado e é uma coisa comum. Você descobre, tira e vida que segue. Tem que cuidar, tem tratamento, mas não é agressivo", contou, em uma postagem no Instagram.
Afinal, o que é o carcinoma basocelular?
Classificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) como o câncer de pele mais comum, essa condição é desencadeada pela exposição excessiva à radiação ultravioleta, que impacta as células basais — componentes presentes na epiderme. Por isso, o carcinoma basocelular tende a se desenvolver nas partes do corpo que mais recebem luz solar, como a cabeça e o pescoço.
Como consequência, nessas regiões surgem feridas, inchaços ou pintas, que crescem com o tempo. Especialistas, apontam, no entanto, que esses indícios podem levar meses para parecer, pois os tumores aumentam lentamente. Mas, quando identificados, por meio de avaliação e biópsia, é possível tratá-los não somente com operações, como com quimioterápicos, imunoterapia, radioterapia ou outros medicamentos.
O carcionoma basocelular, contudo, pode reaparecer. Nesses casos, profissionais recorrem à cirurgia de Mohs.O procedimento, utilizado também quando há tumores grandes e em áreas de maior risco, como nariz e olhos, remove o câncer e parte do tecido ao redor. A atriz Fernanda Rodrigues passou por essa operação no ano passado, mas, com o retorno do tumor, irá realizá-la novamente.
"Eu conheço pessoas que já operaram cinco, seis vezes, e já tiraram. Preciso me cuidar e cada vez mais me proteger. Esses resquícios da vida do sol, eu vou ter que lidar com eles, ficar atenta e ir resolvendo", contou.
Fernanda Rodrigues recomenda atenção aos sinais
"Apesar de possuir um baixo índice de mortalidade, a doença ainda representa uma ameaça à saúde física, principalmente se não houver tratamento adequado. Para isso, conforme ressalta a atriz, é importante estar atento aos sintomas. O carcinoma basocelular se manifesta por meio de manchas ou lesões que não cicatrizam, podendo apresentar sangramentos e até aumentar de tamanho.
"Se você sentir que tem uma coisinha diferente, uma manchinha, uma pintinha, uma ferida, uma coisa que não é comum ou que está aparecendo mais vezes ou some e volta. Se puder e tiver oportunidade, fale com o seu médico, vá numa clínica, converse com a sua dermatologista ou vai no hospital. Enfim, ficar atento aos sinais diferentes do nosso corpo e agir rapidamente", afirmou.
Ver essa foto no Instagram