Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carcinoma basocelular: entenda o diagnóstico de Fernanda Rodrigues

A atriz, diagnosticada com o câncer de pele em 2024, contou em suas redes sociais que irá realizar uma nova cirurgia de remoção

19 ago 2025 - 16h39
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta semana, Fernanda Rodrigues revelou em suas redes sociais que irá realizar uma nova cirurgia para tratar um carcinoma basocelular. A atriz já havia passado pelo procedimento de remoção no ano passado, quando foi diagnosticada com câncer de pele. No entanto, assim como ocorre em muitos casos, o tumor reapareceu.

A atriz Fernanda Rodrigues, diagnosticada com o câncer de pele em 2024, irá realizar uma nova cirurgia de remoção
A atriz Fernanda Rodrigues, diagnosticada com o câncer de pele em 2024, irá realizar uma nova cirurgia de remoção
Foto: Reprodução/Instagram/@ferodriguesoficial / Bons Fluidos

"Tive uma manchinha na testa há um ano, minha mãe teve câncer de pele, meu cunhado e é uma coisa comum. Você descobre, tira e vida que segue. Tem que cuidar, tem tratamento, mas não é agressivo", contou, em uma postagem no Instagram.

Afinal, o que é o carcinoma basocelular?

Classificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) como o câncer de pele mais comum, essa condição é desencadeada pela exposição excessiva à radiação ultravioleta, que impacta as células basais — componentes presentes na epiderme. Por isso, o carcinoma basocelular tende a se desenvolver nas partes do corpo que mais recebem luz solar, como a cabeça e o pescoço.

Como consequência, nessas regiões surgem feridas, inchaços ou pintas, que crescem com o tempo. Especialistas, apontam, no entanto, que esses indícios podem levar meses para parecer, pois os tumores aumentam lentamente. Mas, quando identificados, por meio de avaliação e biópsia, é possível tratá-los não somente com operações, como com quimioterápicos, imunoterapia, radioterapia ou outros medicamentos.

O carcionoma basocelular, contudo, pode reaparecer. Nesses casos, profissionais recorrem à cirurgia de Mohs.O procedimento, utilizado também quando há tumores grandes e em áreas de maior risco, como nariz e olhos, remove o câncer e parte do tecido ao redor. A atriz Fernanda Rodrigues passou por essa operação no ano passado, mas, com o retorno do tumor, irá realizá-la novamente.

"Eu conheço pessoas que já operaram cinco, seis vezes, e já tiraram. Preciso me cuidar e cada vez mais me proteger. Esses resquícios da vida do sol, eu vou ter que lidar com eles, ficar atenta e ir resolvendo", contou.

Fernanda Rodrigues recomenda atenção aos sinais

"Apesar de possuir um baixo índice de mortalidade, a doença ainda representa uma ameaça à saúde física, principalmente se não houver tratamento adequado. Para isso, conforme ressalta a atriz, é importante estar atento aos sintomas. O carcinoma basocelular se manifesta por meio de manchas ou lesões que não cicatrizam, podendo apresentar sangramentos e até aumentar de tamanho.

"Se você sentir que tem uma coisinha diferente, uma manchinha, uma pintinha, uma ferida, uma coisa que não é comum ou que está aparecendo mais vezes ou some e volta. Se puder e tiver oportunidade, fale com o seu médico, vá numa clínica, converse com a sua dermatologista ou vai no hospital. Enfim, ficar atento aos sinais diferentes do nosso corpo e agir rapidamente", afirmou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fernanda Rodrigues (@ferodriguesoficial)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade