0

Calor na gravidez: como amenizar o desconforto nos dias quentes

Mulheres grávidas acabam sofrendo em dose dupla com o calor. Aprenda a aliviar esse incômodo!

3 out 2020
21h50
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Calor na gravidez: como amenizar o desconforto nos dias quentes
Calor na gravidez: como amenizar o desconforto nos dias quentes
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Com a chegada das épocas mais quentes, é raro quem não sofra de indisposição, queda de pressão e mal-estar. O calor na gravidez pode ser ainda mais intenso, já que a temperatura corporal aumenta durante esse período e os hormônios ficam a todo vapor.

Assim como os incômodos vêm em dobro, os cuidados também devem ser redobrados, sempre priorizando a saúde da mulher e do bebê. Pensando nisso, a ginecologista e obstetra Denise Coimbra reuniu algumas dicas para lidar melhor com o calor durante a gestação. Saiba o que fazer para ter dias mais tranquilos e fresquinhos!

Dicas para amenizar o calor na gravidez

Queda de pressão

O calor excessivo pode provocar tonturas, enjoos e quedas de pressão durante a gestação, especialmente em ambientes mal ventilados. A recomendação da especialista é utilizar roupas leves e beber bastante água, mantendo o organismo sempre hidratado.

Além disso, você deve evitar locais fechados e aglomerações - o que também é fundamental no combate ao coronavírus. Uma boa dica é abrir as janelas de casa pela manhã, mas deixá-las fechadas no momento de calor intenso, mantendo o ambiente mais fresco e impedindo a entrada de ar quente.

Infecções frequentes

Para as gestantes que vão a praias ou piscinas se refrescar nos dias quentes (seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19), é importante estar sempre atentas às infecções. Por terem tendência a uma imunidade mais baixa naturalmente, estão mais sujeitas a esse tipo de doença.

"A candidíase, por exemplo, é muito comum e aparece em mulheres com o pH da vagina ácido. Por isso, evite ficar com a roupa úmida por muito tempo após se banhar", orienta a médica.

Inchaços e dores

Para evitar o inchaço, que é ainda maior no calor e causa dores pelo corpo, é necessário usar meias de média compressão, pelo menos, durante um período do dia. Ao evitá-las, a grávida poderá sofrer com incômodos no punho, nos joelhos, formigamento nas mãos e até torção dos pés.

De acordo com a profissional, o ideal é colocar a meia pela manhã e ficar três horas com ela, retirando pouco antes do almoço. Assim você não vai sofrer tanto com o calor!

Manchas na pele

As gestantes têm um aumento natural da melanina (proteína responsável pela pigmentação da pele) e, por isso, acabam sofrendo com as manchas pelo corpo durante a gravidez. Se ficarem expostas ao sol, as chances de ocorrer o escurecimento de algumas áreas é ainda maior.

Por isso, o uso do protetor solar de FPS 60 no rosto é fundamental. Vale lembrar que o produto deve ser renovado a cada duas horas. "O ideal é que a futura mamãe não se exponha ao sol ou respeite o horário das 7h às 8h e depois das 17h, sempre com a proteção adequada", finaliza Denise.

Ainda que as ondas de calor sejam queixas comuns na gravidez, não deixe de informar o seu médico sobre isso nas consultas de pré-natal, certo? Somente um especialista será capaz de averiguar os sintomas em profundidade e fazer recomendações específicas para o seu caso!

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade