Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Médico dá dicas para prevenir dor de ouvido durante viagens; confira

Segundo o otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, a dor é causada pela mudança de pressão, que estimula a entrada ou a saída de ar no ouvido

25 dez 2025 - 17h18
Compartilhar
Exibir comentários

Em dezembro, período marcado por calor, férias e celebrações de fim de ano, muitas famílias aproveitam para viajar. Nesse contexto, contudo, um incômodo frequente pode comprometer o descanso: a dor de ouvido. A boa notícia é que o problema pode ser prevenido. O médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros revela cinco estratégias para evitá-lo.

O otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros explica que a dor de ouvido é causada pela mudança de pressão
O otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros explica que a dor de ouvido é causada pela mudança de pressão
Foto: Getty Images/Daria Kulkova / Bons Fluidos

Dicas para combater a dor de ouvido

O especialista explica que o desconforto ocorre devido à mudança de pressão durante a decolagem e o pouso de aeronaves ou em trajetos de carro em grandes altitudes. Isso porque a variação provoca a entrada ou a saída brusca de ar pela tuba auditiva, estrutura responsável por equilibrar a pressão interna e drenar as secreções do ouvido médio.

"Esse desconforto pode passar em alguns minutos após o fim da viagem, mas dependendo da duração do voo, isso pode aumentar", esclarece.

Portanto, caso a dor persista, Barros recomenda recorrer à Manobra de Valsalva. O método consiste em inspirar, manter a boca fechada e apertar as narinas com os dedos enquanto se força a saída de ar pelo nariz. É importante, contudo, controlar a intensidade do ar para não intensificar o incômodo. Outra estratégica indicada pela profissional é mastigar chicletes ou alimentos duros, como maçã ou cenoura.

Além disso, segundo o especialista, estimular o bocejo também pode ajudar, pois ativa os músculos da face e favorece o equilíbrio da pressão. Se a estratégia não funcionar, a orientação é aplicar uma compressa morna no ouvido por cerca de dez minutos. Em último caso, o uso de spray nasal, desde que devidamente indicado por um otorrinolaringologista, auxilia na passagem do ar para o ouvido, facilitando o reequilíbrio da pressão.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Day Viagens e Experiências | Viagens em Grupo (@dayviagenseexperiencias)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade