Script = https://s1.trrsf.com/update-1750097109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bons hábitos: você sabia que a leitura tem inúmeros benefícios?

Os livros estimulam diferentes áreas do cérebro, garantindo maior cognição, concentração, memória e equilíbrio emocional

10 jun 2025 - 15h41
Compartilhar
Exibir comentários
A leitura estimula diferentes áreas do cérebro, garantindo maior cognição, concentração, memória e equilíbrio emocional
A leitura estimula diferentes áreas do cérebro, garantindo maior cognição, concentração, memória e equilíbrio emocional
Foto: Pexels/George Milton / Bons Fluidos

Ler um livro costuma ser um momento de lazer em que nos desligamos do estresse do dia a dia e relaxamos na companhia de diferentes personagens. No entanto, para além do divertimento, pesquisas indicam que a leitura favorece a memória, a concentração e a saúde emocional, além de retardar o declínio cognitivo, prevenindo doenças neurodegenerativas.

Como os livros atuam no corpo?

Um dos principais fatores para afastar enfermidades como o Alzheimer é manter o cérebro ativo. Segundo especialistas, para isso, não há prática melhor do que a leitura. Isso porque ela nos leva a usar a mente de diversas maneiras, seja para interpretar as histórias, lembrar nomes ou refletir sobre os acontecimentos apresentados.

"O ato de ler faz recrutamento e estímulo de rede neural, o que é muito interessante porque não age em apenas um local do cérebro. Você tem que enxergar, usar a linguagem, entender o que está escrito, estar atento e conseguir guardar aquela informação na memória. Isso melhora a cognição, a função executiva, porque vai agir na recordação, atenção e foco", explicou o médico Diogo Haddad, ao 'O Globo'. 

Profissionais ressaltam ainda que os livros propiciam a neurogênese, o processo de criação de novos neurônios. Desta forma, atuam contra o envelhecimento anormal e o declínio cognitivo. Por isso, eles recomendam ler regularmente desde a infância. "Não é simplesmente um pequeno estímulo. É a melhor coisa que existe no início bem precoce de quadros neurodegenerativos", disse o especialista sobre a literatura.

Leitura para cuidar da mente

Outras pesquisas mostram que ler ajuda o psicológico por estimular a produção do hormônio do prazer. "A dopamina é liberada de forma gradual à medida que avançamos na narrativa do livro, promovendo uma recompensa que é vivenciada no longo prazo. Esta gratificação ajuda a desenvolver a capacidade de autocontrole e a adiar a satisfação imediata, habilidades essenciais na regulação emocional e na tomada de decisões conscientes", defendeu a professora de fisiologia da Universidade da Corunha, Carmen de Labra Pinedo, em um artigo do site 'The Conversation'. 

Além disso, de acordo com a estudiosa, a leitura pode tornar as pessoas mais empáticas. "Ela permite ao leitor explorar emoções e perspectivas através das personas, o que ativa áreas cerebrais associadas à compreensão do outro, como o sulco temporal superior e o córtex pré-frontal medial, contribuindo para um desenvolvimento de uma mente mais saudável", apontou.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade