Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bombeiro daltônico descreve sensação de enxergar cores pela primeira vez: 'Uma nova emoção'

Lincoln Rafael Rosales foi presenteado com o dispositivo pelos colegas de trabalho

18 set 2025 - 18h38
(atualizado às 19h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Lincoln Rafael Rosales é daltônico e ganhou um óculos para enxergar cores
Lincoln Rafael Rosales é daltônico e ganhou um óculos para enxergar cores
Foto:

O bombeiro Lincoln Rafael Rosales, de São José do Rio Preto (SP), viralizou nas redes sociais ao enxergar cores pela primeira vez. Ele é daltônico e foi presenteado pelos colegas de quartel com um óculos com lentes especiais que permitem com que ele enxergue cores.

"A mesma emoção que senti da primeira vez, continuo sentindo quando olho para alguma coisa diferente. Não perde a graça. Não existia nada disso, são informações novas para minha cabeça. É tão amplo, são tantas coisas que nunca vi. A cada momento, é uma nova emoção", disse Lincoln em entrevista ao Terra Agora, programa do Terra no YouTube.

Lincoln só descobriu ser daltônico aos 25 anos quando foi reprovado em um teste admissional para uma vaga de emprego. Mesmo sem enxergar cores, ele construiu uma carreira no Corpo de Bombeiros, mas relembrou que passou por dificuldades em trabalhos anteriores por conta do daltonismo.

Bombeiro daltônico explode de alegria ao ver o mundo colorido pela 1ª vez com óculos especiais: ‘Até eu sou de outra cor’:

"Os constrangimentos foram em trabalho, em relação a tarefas do dia a dia que não conseguia cumprir por conta do daltonismo, mas sem saber que eu sou daltônico."

O bombeiro explicou que, sem os óculos, tem bastante dificuldade para enxergar algumas cores. "Tenho muita dificuldade entre o vermelho e o verde, são cores quase impossíveis de eu saber qual é. Mas não são só elas, tenho muita dificuldade com o azul e o roxo, o rosa é uma cor que nunca tinha enxergado antes do óculos."

Com os óculos, ele passou a ver o mundo de uma nova maneira e também a se enxergar de um modo diferente. "Sempre olhei para mim e me via acinzentado, em um tom fosco. Não imaginei que era tão moreno quando me comparava com as pessoas. É uma cor bem ressaltada, bem viva. Não sou só eu que mudei de cor, consigo enxergar diferentes tonalidades em todas as pessoas. Se tornou bonito olhar para as pessoas, é muito diferente."

Mesmo sendo bombeiro, Lincoln ainda não viu fogo após começar a usar óculos. "Não vi o fogo ainda, não tive essa oportunidade ainda. Falaram para mim que é lindo, que é uma infinidade de cores que eu não vejo. Vejo só uma cor no fogo, falaram que tem azul, vermelho, laranja e amarelo."

Terra Agora vai ao ar toda quinta-feira, às 17h, ao vivo na home do TerraYoutube e nas redes sociais do Terra.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade