0

Aprenda a diferenciar produto hipoalergênico e antialérgico

8 mar 2013
08h08
atualizado às 08h08
  • separator
  • comentários

Mulheres e homens com pele sensível precisam ter o máximo de cuidado ao adquirir um novo cosmético de beleza ou higiene da cútis para não sofrer com dermatite de contato. Com fórmulas especiais, produtos hipoalergênicos e antialérgicos são os mais indicados no combate a esse tipo de irritação, porém ainda causam dúvidas sobre a melhor saída para o problema cutâneo.

Livre de substâncias conservantes, produtos hipoalergênicos são ideais para peles sensíveis
Livre de substâncias conservantes, produtos hipoalergênicos são ideais para peles sensíveis
Foto: Shutterstock

Para não ficar confuso na hora da compra, é preciso ficar atento à indicação no rótulo de itens como cremes hidratantes, antitranspirantes e sabonetes. Por isso, descubra, a seguir, como funciona cada tipo de produto.

Hipoalergênicos
Indicados para prevenir a coceira e placas sobre a cútis, os cosméticos hipoalergênicos são livres de substâncias conservantes - como o parabeno, a isotiazolinona e o fenoxietanol -, principais responsáveis pelas reações alérgicas desencadeadas por produtos de higiene e beleza, além de deixarem um aspecto áspero nas peles mais delicadas.

O objetivo da formulação é oferecer proteção eficiente sem prejudicar a saúde. "Os princípios ativos utilizados são de qualidade diferenciada, como substâncias neutras e naturais”, afirma Izilda Bacil, dermatologista do Hospital Balbino, do Rio de Janeiro. Por outro lado, esse tipo de item precisa ser aplicado mais de uma vez ao longo do dia para impedir a contaminação da pele por fungos ou bactérias.

Antialérgico
Com a função de amenizar a vermelhidão provocada pelo sistema imunológico, como resposta à entrada de algum elemento nocivo no organismo, os produtos antialérgicos não saem do nécessaire de quem sofre com predisposição a alergias na cútis. "Os antialérgicos só devem ser utilizados se o corpo apresentar reações adversas a determinados compostos”, recomenda Izilda.

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade