3 eventos ao vivo

Como fazer skin care? Dermatologista explica e dá dicas

Cuidados com a pele do rosto são necessários, mas produtos e formulações precisam estar adequados, alerta especialista

28 set 2020
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Como fazer skin care, quais produtos devo escolher e com que frequência devo aplicá-los são algumas das perguntas mais recorrentes sobre a prática de cuidado com a pele facial, que ficou tão popularizada com a chegada da quarentena. Por isso, o Terra conversou com a Dra. Luciana Garbelini, dermatologista especialista em cosmiatria e parceira Ricca.

Skin care é para todo mundo e deve ser iniciado na adolescência; saiba como cuidar da sua pele com dicas dermatológicas
Skin care é para todo mundo e deve ser iniciado na adolescência; saiba como cuidar da sua pele com dicas dermatológicas
Foto: The Creative Exchange/ Unsplash / Reprodução

Afinal, o que é skin care?

Rotina de cuidados com a pele em todas as etapas do dia: desde acordar até dormir. A rotina de cuidados com a pele é personalizada em todas as etapas, que são a limpeza, a esfoliação, hidratação, aplicação de cosméticos, protetor solar, maquiagem, etc.

Quais cuidados devo tomar na hora de escolher uma máscara de skin care?

Verificar os componentes e a validade dos produtos. Também é importante escolher os ativos conforme a necessidade da pele ou objetivo do tratamento.

Todo mundo pode fazer skin care? A partir de que idade esses cuidados são necessários?

Sim, limpeza com produto adequado, hidratação e protetor solar podem ser iniciados em qualquer idade. Quanto mais cedo, melhor. Em geral, por volta dos 12-15 anos, devido ao aparecimento de oleosidade, cravos e espinhas, é o momento que se inicia a atenção com a pele.

Como escolher a melhor máscara facial para a minha pele?

Avaliar a maior necessidade da sua pele naquele momento: hidratação para pele ressecada ou com rugas finas; secativas para pele oleosa ou acnéica; antioxidantes como vitamina C para iluminar pele opaca e desvitalizada; calmantes para pele irritada ou sensível. As indicações vem descritas nos produtos, mas o interessante é entender sobre a ação de cada princípio ativo.

Devo fazer skin care todos os dias? Com que frequência?

O ideal seria diariamente, sem dúvida.

Posso desenvolver acne ou algum tipo de problema por causa das máscaras faciais?

Sim, a acne acontece quando há obstrução de poros por veículos pesados para a pele ou se a limpeza não é realizada adequadamente. Outro problema são as alergias ou sensibilizações de pele, manifestando coceira, vermelhidão ou ardência.

Cronogramas de cuidados faciais são realmente importantes?

A camada superficial tem a função de barreira, deve ser bem cuidada para manter a integridade, logo, a limpeza adequada, hidratação e proteção solar são indispensáveis.Os demais passos tem a finalidade de embelezamento, por isso, são opcionais, melhoram a textura, poros, manchas, rugas finas e luminosidade.

Além da máscara, que outros cuidados preciso tomar para ter uma pele bem cuidada?

Limpeza (demaquilante, lavagem e tônico) hidratação, produtos com ativos antioxidantes ou anti-idade, protetor solar, esfoliante ou limpeza de pele profissional quando cravos, acne ou poros dilatados; quando a pele iniciar rugas, manchas, vasinhos ou opacidade o dermatologista pode indicar procedimentos como peelings, lasers, toxina botulínica, injetáveis como ácido hialurônico ou vitaminas específicas para alcançar o aspecto desejado.

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade