Descamação do couro cabeludo tem solução

2 jun 2017
08h00

Uma em cada duas pessoas já teve caspa em algum momento da vida. Os problemas desencadeados pela caspa, que é a descamação excessiva do couro cabeludo, vão muito além do aspecto físico – pequenos pontinhos brancos que se acumulam nos fios provocam ainda coceiras e irritações na pele.

Saiba como acabar de vez com a caspa
Saiba como acabar de vez com a caspa
Foto: vchal - iStock

As razões, muitas vezes, são naturais ao nosso organismo. O couro cabeludo produz óleos, chamados sebos, que servem para hidratar essa região da pele. Quando decompostos, eles produzem uma substância denominada ácido oleico.

O que acontece é que muitas pessoas são sensíveis a esse ácido, sofrendo uma irritação na pele. Para evitar a inflamação, o corpo manda um “comando” para que essas células sejam destruídas, resultando na descamação.

Apesar da causa da caspa ser basicamente genética, cuidados simples ajudam no controle e até na eliminação total do problema.

A sugestão é usar shampoos e condicionadores destinados ao couro cabeludo. Produtos específicos para esta área do corpo ajudam no controle da descamação, deixando a pele refrescante e bem cuidada. No entanto, é preciso pensar na aplicação na hora do banho.

Lave a cabeça com água morna ou fria e esfregue os produtos com as pontas dos dedos. Não use as unhas, elas agridem a pele.

Procure ficar longe de secadores e chapinhas. O calor emitido por essas ferramentas pode prejudicar a saúde do couro cabeludo. Se possível, dê um tempo também nos procedimentos químicos, como tinturas e progressivas, pois essas substâncias deixam a pele mais sensível.

Outra dica é proteger-se do sol. Raios solares no couro cabeludo acabam estimulando a região, deixando-a mais propensa a descamações. Aposte em acessórios como chapéus, lenços e bonés, e protetores solares.

E, por fim, e não menos importante, atenção à alimentação: um corpo saudável se reflete nos cabelos e ajuda na solução das complicações.  Por isso, evite alimentos gordurosos e fuja das bebidas alcoólicas e tabaco. O álcool impede que as vitaminas do complexo B, responsáveis pela raiz do cabelo, atuem em sua plenitude.

Fonte: TC

compartilhe

publicidade
publicidade