0

Você conhece sua pele? Saiba como tratá-la melhor

Veja características do seu rosto para entender o funcionamento da sua pele

2 set 2016
08h00
  • separator

Quer ter uma pele bonita? Então o primeiro o passo é conhecê-la. Sim, há dicas que valem para todos, como se hidratar bem e usar protetor solar diariamente, mas cada pessoa tem uma característica e isso influencia diretamente nos cuidados diários e nos produtos a serem usados. 

Formada por três camadas, a pele tem função essencialmente protetora, mas cada faixa tem suas especificidades. A visível, a epiderme, funciona como uma barreira, impedindo a entrada de micróbios e dificultando a saída de água do organismo, por exemplo.

Cada tipo de pele tem características próprias, que devem ser respeitadas na hora de escolher um creme ou sabonete
Cada tipo de pele tem características próprias, que devem ser respeitadas na hora de escolher um creme ou sabonete
Foto: goodluz/Shutterstock

A derme, camada intermediária, é formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal. Eles são os componentes responsáveis pela tonicidade, elasticidade e equilíbrio. É nesta camada que atuam os tratamentos para reforçar a presença de colágeno, por exemplo, principal proteína presente nas nossas fibras.
 
E, por fim, a hipoderme é a camada mais interna, formada por células de gordura. Ela une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo, além de manter a temperatura.
 
Tipos de pele: onde me encaixo?
 
Na hora de cuidar da sua pele, é preciso levar em consideração as características da epiderme. Isso vai determinar, por exemplo, quais são os produtos indicados para o seu rosto, e evitar reações inesperadas, como aumento da oleosidade ou ressecamento, por exemplo. Leia as descrições abaixo e veja qual seu tipo de pele:

Formada por três camadas, a pele tem função essencialmente protetora
Formada por três camadas, a pele tem função essencialmente protetora
Foto: goodluz/Shutterstock

Mista
Tipo de pele mais comum, é seca nas bochechas e extremidades, e mais oleosa na chamada zona T, que engloba a testa, o nariz e o queixo. Quem tem pele mista deve tomar cuidado com a hidratação, pois a pele tem tendência à descamação. Em geral, tem espessura mais fina e pode apresentar rugas precoces.
 
Seca
Como identificar se você tem a pele seca? Geralmente, ela tem poros pouco visíveis, e é mais propensa a descamar e a ficar vermelha. A pele seca exige hidratação adequada e ingestão de água frequente. Banhos muito longos e com água quente também podem provocar ressecamento.
 
Oleosa
A pele oleosa tem uma produção de sebo maior do que o normal, e por isso fica com um aspecto brilhante e úmido. As causas podem ser genética, alterações hormonais, estresse e ingestão excessiva de alimentos gordurosos. A pele oleosa tem uma tendência maior à formação de acne, cravos e espinhas.
 
Normal
A pele normal tem uma textura saudável, e produz gordura natural em uma quantidade adequada. O aspecto é rosado, com poros pequenos e pouco visíveis. É pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas.
 
Gostou de saber um pouco mais sobre a sua pele? Agora procure o tratamento adequado, combinando as características dela com a sua faixa etária, e tenha um rosto sempre bonito!

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Fonte: Terra
publicidade